As Nossas Hortas Bio

Edição 2019/20

Escola Básica e Secundária Rodrigues de Freitas (Porto)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há 4 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

40

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

4

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Disciplinas ( Educação inclusiva)

3.3. N.º de alunos envolvidos:

16

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Com a horta conseguimos dar a conhecer aos alunos o processo de crescimento das plantas; atendendo às suas características (alunos com tempos e modos de aprendizagem diferenciados) motivá-los para as atividades escolares; perceber a importância e o efeitos das nossas boas práticas para com o ambiente;

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Nos meses mais quentes ou em altura de sementeira, professores e o funcionário vão à horta diariamente. Os alunos, semanalmente, vão à horta com o objetivo de verificar o estado das culturas, a higienizarão do espaço e as necessidades de rega e/ou outros cuidados específicos (tirar ervas/ estacar).

7. Como é feita a preparação do solo?

É realizada a limpeza dos canteiros em altura, são tiradas as ervas e lixo que alguns alunos enviam do
piso de cima.
O solo é trabalhado sem recurso a fertilizantes.
É realizada rotação de culturas para aproveitamento máximo das propriedades do solo.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Com um compostor cedido pela Lipor com as ervas e arbustos que se vão retirando da horta.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Tomateiros,morangueiros ,alho francês, alface, courgete, batatas, cebola, jardim das aromáticas e flores.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega, nos meses quentes, é realizada duas vezes por dia, de manhã e ao final do dia.
Nos meses mais frios faz-se aproveitamento da água das chuvas e realiza-se a rega consoante as necessidades.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

É feita a monitorização das pragas ( formigas e caracóis), tentamos controlar as mesmas com cinza e com algumas plantas específicas como alho, alecrim, spray de vinagre com oregãos). São usadas também cascas de ovo trituradas e colocadas junto ao pé das plantas para evitar lesmas e caracóis.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Foram combatidas com cinza, casca de ovo triturada e spray de vinagre com oregãos.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Sementeira: os alunos com medidas adicionais realizaram a sementeira, em pacotes de leite, e posteriormente plantaram nos canteiros. O processo foi monitorizado e registado semanalmente. (3 vezes) . Estiveram envolvidos alunos com medidas seletivas e adicionais. Os alunos realizaram todo o trabalho com supervisão do adulto. Para os alunos envolvidos foi uma tarefa importantíssima porque permitiu que aumentassem o leque de experiências e tomassem conhecimento de como se realiza a produção de produtos hortícolas.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Sopa da horta. No âmbito da Oficina de Ciência, ainda com os alunos de medidas seletivas e adicionais, confeccionou-se uma sopa.
Os alunos participaram na escolha dos legumes a utilizar, na preparação e na monitorização da receita. Nesta atividade participaram 10 alunos e foram constantemente monitorizados por 2 professores.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Ida semanal à horta: os alunos de medidas adicionais (5 alunos e três adultos), deslocam-se quase semanalmente à horta com o intuito de estimularem os sentidos (jardim dos aromas).
Está em fase de construção um jardim dos sentidos para potenciar a utilização deste espaço por alunos com mais necessidades de estimulação sensorial.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

A horta a partir de 13 de março deixou de fazer parte da vida destes alunos com multideficiência.

15.1. Link para a página da horta: