As Nossas Hortas Bio
Edição 2019/20
Escola Profissional Infante D. Henrique (Porto)
A Nossa Horta Bio
Horta grande (superior a 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Reconhecimento das técnicas de cultivo e condução da horta
Valorização dos produtos sazonais
Disponibilidade de podutos frescos para consumo nas aulas práticas
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
A manutenção e rega é normalmente assegurada pelo pessoal auxiliar
7. Como é feita a preparação do solo?
A terra é cavada manualmente
O solo vai sendo melhorado e fertilizado com o composto produzido na escola
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
orgânico recolhido na escola (podas, folhas, ervas e desperdícios
das cozinhas pedagógicas.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Beterrabas
Batatas
Batata doce
Pimentos
Beringelas
Courgetes
Malaguetas
Ruibarbo
Alcachofras
Cardo
Ervilhas
Favas
Feijões
Tomates
Abóboras
Xuxu
Cherovias
Temoço
Chícharo
Milho
Morangos
Flores comestíveis
Silvicultura (mirtilos; amoras, groselhas e framboesas)
Oliveiras; citinos, futas exóticas
Ervas aromáticas (tomilhos, salvas, hotelãs, ....)
Ervas e flores para controlo de pragas
10. Apresentar um desenho/croqui da horta:
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Nas restantes parcelas é feita com auxílio de motor elétrico.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Contamos também com o apoio do técnico da EPAMAC
(ao abrigo de um protocolo de cooperação entre escolas)
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: