As Nossas Hortas Bio

Edição 2019/20

Centro Helen Keller (Lisboa)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há 5 anos.

2. Área aproximada da horta (m²):

10 a 15 metros quadrados.

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

3 professores

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Estudo do Meio

3.3. N.º de alunos envolvidos:

10

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

3

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Consumo de mais legumes.
Respeito pela natureza e pelos animais.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Todas as semanas, os meninos da Sala Aventura (NSE) vão observar a horta e efetuar a respetiva manutenção.

7. Como é feita a preparação do solo?

Retiram as ervas daninhas, revolvem o solo e colocam adubo.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Feijão, couve portuguesa, couves, brócolos e plantas aromáticas.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim, todas as semanas os alunos vão até à horta para observarem as culturas.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Todas as semanas os alunos dirigem-se à horta para observarem e colocarem as " mãos na terra".
Esta atividade permitiu que os alunos vissem os legumes com " outros olhos", o que aumentou o gosto pelo seu consumo.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: