As Nossas Hortas Bio
Edição 2019/20
Escola Básica 2,3 de Alfornelos (Amadora)
A Nossa Horta Bio
Horta grande (superior a 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
- Os pais e alunos ficam responsáveis pela manutenção da horta e dos animais nos períodos em que a escola estiver fechada.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
A Horta Pedagógica e o Espaço dos Animais da Quinta visam proporcionar a dinamização do espaço exterior da instituição através da realização de actividades de observação e investigação do desenvolvimento das sementes e plantas, ou acompanhar o crescimento e as características dos diferentes animais.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
No caso da transplantação de plantas, poderá ser necessário contrariar as condições climáticas, eventualmente, adversas protegendo-as com outro tipo de infra- estruturas.
A obtenção das sementes, será efectuada num horto ou loja de produtos hortícolas.
A horta será organizada em quatro parcelas de cultivo:
a) Cultivo rotativo;
b) Cultivo permanente;
Quanto à organização dos grupos no projeto, é obrigatória a intervenção de todos nas seguintes fases:
Horta Pedagógica a) Sacha;
b) Monda;
c) Cultivo (sementeira);
d) Cultivo (plantação);
e) Transplantação;
f) Rega;
g) Compostagem;
h) Adubação;
i) Colheita;
j) Utilização dos produtos hortícolas.
Animais da Quinta a) Alimentação;
b) Limpeza dos espaços.
7. Como é feita a preparação do solo?
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
- Couves (p)
- Cebolas (s) - Chicória (s)
- Espantalhos - Feijão-verde
(s) - Alfaces
(p/s) - Ervilhas (s)
- Chicória (c)
- Nora (construção) - Beterraba
(s)
- Favas (s)
- Espinafres
(s)
- Alfaces (c)
- Cebolas (c)
- Beterraba
(s) - Feijão-verde
(c)
- Cenouras (s)
- Couves (c)
- Inauguração da nora - Espinafres
(c)
- Tomate (s)
- Pepino (s)
- Beterraba
(c) - Favas (c) - Cenouras (c)
- Pepino (c) - Tomate (c)
10. Apresentar um desenho/croqui da horta:
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
Horta Pedagógica
- Sensibilizar os alunos para questões relacionadas com o meio ambiente e sua preservação;
- Estabelecer a ligação entre conteúdos na sala de aula e a prática de atividades experimentais que facilitem a compreensão daqueles conteúdos;
- Aproveitar a horta pedagógica para a instalação de um “laboratório vivo”;
- Fomentar o contacto com a terra através do cultivo de produtos hortícolas e da aprendizagem de práticas agrícolas;
- Observar e investigar o desenvolvimento das sementes e plantas;
- Experimentar diferentes culturas e sementeiras;
- Permitir o estudo do desenvolvimento das plantas, a influência dos factores ambientais, a importância da fotossíntese e da polinização;
- Identificar os diversos produtos hortícolas cuja utilização é mais comum na alimentação portuguesa;
- Sensibilizar a comunidade escolar para a recuperação e preservação das áreas envolventes da escola;
- Fomentar a consciência ecológica e contribuir para a formação de um cidadão responsável.
Espaço dos Animais da Quinta
- Identificar a existência de diferentes animais em diferentes meios ambientais;
- Conhecer os animais mais comuns num ambiente rural
- Observar e reconhecer os hábitos e características das diferentes espécies de animais da quinta
15.1. Link para a página da horta: