As Nossas Hortas Bio

Edição 2019/20

Colégio Oceanus (Vila Nova de Gaia)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

10 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

50m2 (aprox)

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

10 (5 educadores e 5 professores)

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Estudo do Meio

3.3. N.º de alunos envolvidos:

180

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

8

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Sempre que possível as famílias são envolvidas em projetos da horta. Este ano, dada a situação atual, não conseguimos trazer famílas ao Colégio mas foram dinamizadas algumas atividades à distância com algumas turmas (por exemplo, plantação do feijão). Alguns pais ofereceram utensílios para que as crianças pudessem trabalhar na horta e as crianças da sala dos quatro anos levaram para casa uma mini-horta para cuidarem em família.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Frequentemente são utilizados produtos cultivados pelos alunos na confeção de almoços no colégio (legumes que são utilizados na sopa ou em saladas).
Por vezes realiza-se venda de legumes. A verba angariada com estas vendas reverte para uma associação local.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A horta encontra-se dividida em pequenas parcelas. Está atribuída uma parcela cada uma das salas da creche e da EPE. Existe ainda uma parcela comum ao 1CEB. A manutenção dessas parcelas é da responsabilidade de cada sala que, internamente, define o que vai plantar e reparte tarefas entre as crianças da sala.

7. Como é feita a preparação do solo?

A preparação do solo para plantação é da responsabilidade de um elemento da equipa. Os alunos também podem ser chamados a participar nestes momentos. Após o processo de plantação, a limpeza e manutenção do solo fica a cargo dos alunos e dos docentes.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Sempre que é cortada a relva é colocada no compostor. Neste momento ainda temos composto.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Ao longo deste ano letivo cultivaram-se cenouras, alfaces, nabiças, feijão e plantas aromáticas.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Para além de existir um sistema de rega gota a gota, cada sala fica responsável por regar a sua parcela e gere este momento de acordo com as suas rotinas.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Existem dispositivos de controlo de roedores.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

A maior parte dos legumes colhidos na horta são entregues pelos alunos na cozinha. Esta dinâmica vai acontecendo ao longo do ano e envolve as várias turmas do Colégio. Esta é uma forma de, não só promovermos hábitos de alimentação saudável por parte dos nossos alunos, como também de os incentivar a comer legumes.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Sempre que possível a horta é utilizada como espaço de aprendizagem (os alunos aprendem sobre as partes constituintes das plantas e a função de cada uma. Também abordam a constituição do solo, uma vez que este é que terá que ter os nutrientes que alimentam a planta, a descoberta de animais, ...).

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Com alguma frequência são realizadas feirinhas onde se vendem os legumes colhidos na horta. A verba destas feirinhas serve, sobretudo, para apoiar instituições ou projetos que são desenvolvidos em sala. Dado que a maior parte da nossa produção é colhinda na primavera, dado as aulas presenciais terem sido suspensas em meados de março, não foi possível realizar feirinhas.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: