saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
10 anos
2. Área aproximada da horta (m²):
50m2 (aprox)
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
10 (5 educadores e 5 professores)
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
Estudo do Meio
3.3. N.º de alunos envolvidos:
180
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
8
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
Sempre que possível as famílias são envolvidas em projetos da horta. Este ano, dada a situação atual, não conseguimos trazer famílas ao Colégio mas foram dinamizadas algumas atividades à distância com algumas turmas (por exemplo, plantação do feijão). Alguns pais ofereceram utensílios para que as crianças pudessem trabalhar na horta e as crianças da sala dos quatro anos levaram para casa uma mini-horta para cuidarem em família.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Frequentemente são utilizados produtos cultivados pelos alunos na confeção de almoços no colégio (legumes que são utilizados na sopa ou em saladas).
Por vezes realiza-se venda de legumes. A verba angariada com estas vendas reverte para uma associação local.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
A horta encontra-se dividida em pequenas parcelas. Está atribuída uma parcela cada uma das salas da creche e da EPE. Existe ainda uma parcela comum ao 1CEB. A manutenção dessas parcelas é da responsabilidade de cada sala que, internamente, define o que vai plantar e reparte tarefas entre as crianças da sala.
7. Como é feita a preparação do solo?
A preparação do solo para plantação é da responsabilidade de um elemento da equipa. Os alunos também podem ser chamados a participar nestes momentos. Após o processo de plantação, a limpeza e manutenção do solo fica a cargo dos alunos e dos docentes.
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Sempre que é cortada a relva é colocada no compostor. Neste momento ainda temos composto.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Ao longo deste ano letivo cultivaram-se cenouras, alfaces, nabiças, feijão e plantas aromáticas.
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Para além de existir um sistema de rega gota a gota, cada sala fica responsável por regar a sua parcela e gere este momento de acordo com as suas rotinas.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Existem dispositivos de controlo de roedores.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
A maior parte dos legumes colhidos na horta são entregues pelos alunos na cozinha. Esta dinâmica vai acontecendo ao longo do ano e envolve as várias turmas do Colégio. Esta é uma forma de, não só promovermos hábitos de alimentação saudável por parte dos nossos alunos, como também de os incentivar a comer legumes.
Atividade 2:
Descrição:
Sempre que possível a horta é utilizada como espaço de aprendizagem (os alunos aprendem sobre as partes constituintes das plantas e a função de cada uma. Também abordam a constituição do solo, uma vez que este é que terá que ter os nutrientes que alimentam a planta, a descoberta de animais, ...).
Atividade 3:
Descrição:
Com alguma frequência são realizadas feirinhas onde se vendem os legumes colhidos na horta. A verba destas feirinhas serve, sobretudo, para apoiar instituições ou projetos que são desenvolvidos em sala. Dado que a maior parte da nossa produção é colhinda na primavera, dado as aulas presenciais terem sido suspensas em meados de março, não foi possível realizar feirinhas.
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: