As Nossas Hortas Bio
Edição 2019/20
Escola Secundária Dr. Joaquim Gomes Ferreira Alves (Vila Nova de Gaia)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Assim pretende-se promover o gosto pela natureza e pela biodiversidade. Respeitar o tempo de formação e crescimento, aprender a esperar e a executar tarefas hortícolas.
Pontualmente a nossa horta funciona como um laboratório vivo também para alunos de secundário.
Esta atividade é ainda multidisciplinar uma vez que se cruzam conteúdos de história, ciências, físico-química e esta ano também de Inglês
Procura-se, assim, que os alunos percebam como nascem determinados produtos que se encontram nos supermercados, vejam como crescem os legumes, estudem como se alimentam as plantas e entendam a interação entre insetos e plantas.
Pretende-se ainda que os alunos aprendam como se pode praticar uma agricultura sustentável e respeitadora do meio ambiente.
Os produtos da horta são vendidos à comunidade escolar, normalmente pelos alunos da CAA para angariação de fundos para manutenção da própria horta, tal como compra de sementes e alfaias, promovendo a sua integração social.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Os alunos de 9F e 9G foram divididos em grupos de 10 e trabalharam na horta rotativamente 90 minutos semana sim semana não. Assim uma turma tinha uma semana e a outro na semana seguinte.
7. Como é feita a preparação do solo?
O terreno foi fertilizado com composto da escola.
Todo o trabalho da horta resulta de uma gestão coordenada por dois professores.
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Os materiais são recolhidos e colocados em camadas num compustor. Mais tarde o composto é utilizado na fertilização do solo.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
No exterior rega manual com regador.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Na fotografia publicada o professor de História fala sobre a polémica em torno das sementes atualmente e de como é que os agricultores tinham sementes de um anos para o outros.
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: