As Nossas Hortas Bio

Edição 2019/20

Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve (Faro)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há 3 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

até 50m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Tecnologia das Matérias Primas na Cozinha

3.3. N.º de alunos envolvidos:

20

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Quando pedimos sementes ou plantas para a horta.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Os alunos, sobretudo dos cursos de Cozinha estão cada vez mais sensíveis aos produtos Bio, têm gosto em semear, tratar, colher, cozinhar e provar.
As flores são usadas na decoração dos pratos. Os restantes alimentos são confecionados à medida que vão ficando prontos para consumo.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A turma de Gestão e Produção de Cozinha é a responsável pela horta. Diariamente há uma escala de 2 ou 3 alunos para irem ver se há necessidade de alguma manutenção.

7. Como é feita a preparação do solo?

Os alunos são responsáveis pela limpeza, utilizando as ferramentas que existem na escola. Quando é necessário composto orgânico solicita-se à Algar com quem existe uma parceria.
Pontualmente juntam-se as folhas das árvores existentes no espaço contíguo à horta, borras de café e algumas cascas de legumes para fazer algum fertilizante.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

É feita pontualmente, amontoando folhas, borras de café e, por vezes, algumas cascas de legumes.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Este ano existem: cenouras; tomate; pimento; abóbora; melão; melancia, courgettes e ervas aromáticas.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Através de rega automática em quase toda a horta. Há um espaço pequeno com rega manual.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Tentamos plantar ervas aromáticas e outros produtos que em conjunto funcionem como controladores de pragas.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

A confeção dos produtos da horta é a atividade mais relevante. Com frequência os alunos informam quando utilizaram os produtos da horta e em que contexto- poderá ser para a cantina escolar, para realização de exames práticos de cozinha, etc.
Tendo em conta a pouca produtividade, estes alimentos chegam a poucas pessoas da comunidade escolar. Aqueles a quem chegam, é com bastante agradam que os provam.
Este ano

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta:

https://www.youtube.com/watch?v=-NQ3GewD2So&t=5s