As Nossas Hortas Bio

Edição 2019/20

Escola Básica de Bitarães (Paredes)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Quatro anos

2. Área aproximada da horta (m²):

50m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

10

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Estudo do Meio, Matemática e Expressões

3.3. N.º de alunos envolvidos:

300

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

No presente ano letivo,grande parte das atividades foram realizadas pelas famílias e pelos alunos, uma vez que desde 16 de março não tiveram lugar as aulas presenciais com frequência da escola e por inerência da horta respetiva.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Grande parte dos alunos acompanham a família ( os avós, os tios ou mesmo os pais) em atividades agrícolas, que desenvolvem em pequenos terrenos contíguos às suas habitações e que são uma forma de complementar os salários ( o que produzem em casa não compram. Num período de isolamento, as atividades que desenvolveram ao ar livre, nomeadamente as tarefas nas hortas, permitiram-lhe estar ocupados de forma saudável, aperfeiçoar outro tipo de aprendizagens e estar com a família.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta é feita por mim e por todos os alunos,havendo a preocupação de que todos tenham oportunidade de realizar alguma tarefa tendo em conta os seus interesses, disponibilidades e as orientações curriculares ou o currículo de cada um.Normalmente, cada turma ou grupo desenvolve as atividades com os respetivos professores titulares e todos participam. A rega é feita por duas Assistentes Operacionais,uma de manhã e outra no final do dia juntamente com os alunos das turmas.
No início do ano, com a colaboração do Município é feita a manutenção das árvores podar cavar o solo, estrumar. De seguida, plantamos produtos hortícolas e algumas ervas aromáticas. Para assinalar o Dia da Floresta, desenvolvemos atividades promovidas pelo Departamento de Ambiente.
Também fizemos sementeiras dentro das salas. A nossa horta apresenta uma configuração triangular, desnivelada, tipo socalco.

7. Como é feita a preparação do solo?

A fertilização do solo é feita através do composto extraído da compostagem proveniente dos resíduos da cantina e resíduos verdes resultantes das podas, folhas das árvores que caem no Outono e as ervas resultantes da limpeza do espaço.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

A compostagem é feita com os resíduos vegetais da cozinha a que se acrescentam, folhas secas,o resto das podas, guardanapos de papel...

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Na horta procuramos manter o equilíbrio entre as diferentes plantas que cultivamos.As ervas aromáticas são uma constante como forma de diminuir as pragas. Também construímos vários hotéis de insetos para permitir a s maior proximidade destes amigos da horta e promover a polinização.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega das plantas é feita quando a terra está seca tendo em conta também a fase de crescimento das plantas e as condições atmosféricas. Para a rega utilizamos água da rede.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não tem existido na horta grandes pragas.
Tentamos que as plantações, se auto- protejam. A consociação com recurso a plantas de ação repelente de insetos nocivos (ex:o manjericão, cujo cheiro forte também ajuda a afastar as pragas das plantas).Em algumas hortas de casa os alunos colocaram o hotel de insetos que construíram favorecendo a permanencia de insetos, tais como as joaninhas.




12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Tivemos alguns piolhos verdes. Mas não foi necessário recorrer a técnicas muito elaboradas. Retiramos as folhas atacadas, numa fase inicial e deitamos cinza em volta dos canteiros.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Quando os alunos apresentam alguma indisposição é feito chá com erva principe ou erva cidreira que existe na horta. Mas não tenho fotografias das situações em que isso aconteceu.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

As aulas na horta aconteceram em período de quarentena de acordo com os diferentes contextos.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta:

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