As Nossas Hortas Bio

Edição 2019/20

Escola Básica Conde de Vilalva (Évora)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Desde o ano letivo 2018/2019 que participamos na horta comunitária (urbana) do Bairro do Bacelo.

2. Área aproximada da horta (m²):

50m

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

4

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Ciências Naturais, Educação Especial, Educação Fisica e Ed. Tecnologica.

3.3. N.º de alunos envolvidos:

60

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Na comunidade é interessante a interajuda que se estabelece com os outros utilizadores da horta.
Considera-se também importante a relação entre escola e comunidade.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta é da responsabilidade dos utilizadores e do Departamento de Educação Especial e tem a ajuda de outros utilizadores da horta e de elementos da União de Juntas de Bacelo e Srª da Saúde.

7. Como é feita a preparação do solo?

O terreno foi fertilizado com adubo orgânico resultante da compostagem e de adubo de cavalo cedido pela GNR . Posteriormente um elemento da União de Juntas de Freguesia de Bacelo e Srª da Saúde lavrou o terreno.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Existe um espaço no qual são depositados . ervas e restos de plantas cultivadas.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Favas, canteiros de alfaces,

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Existe um furo na horta destinado à rega dos produtos cultivados.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Estava prevista para o final de ano uma feira na comunidade com todos os elementos que têm um espaço na horta e os seus produtos hortícolas.
Todos os anos é confecionado um almoço de favas, que este ano foi adiado.
Alguns professores de CN trouxeram turmas para plantarem alguns produtos hortícolas, o que possibilitou a abordagem de conteúdos programáticos.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: