As Nossas Hortas Bio
Edição 2019/20
Escola Secundária Inês de Castro (Vila Nova de Gaia)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Geralmente os alunos gostam das aulas na horta e gostam de saber o nome das plantas. Ficaram também muito satisfeitos quando sugerimos que as sementes que colocaram a germinar nas aulas práticas iriam para a horta e não para o lixo. Alguns também as quiseram levar para casa.
É sempre importante conhecerem algumas práticas agrícolas para darem mais valor aos produtos que habitualmente comem e que encontram nas prateleiras do supermercado, muitas vezes sem saberem como são produzidos.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
No início do ano letivo, cavar toda a horta é da responsabilidade dos professsores envolvidos.
Plantar/semear, tirar ervas daninhas e regar é assegurado pelos alunos e professores.
7. Como é feita a preparação do solo?
1- Limpeza dos restos de plantas do ano anterior que geralmente ficam a cobrir o solo durante todo o verão.
2- Cavar toda a horta
3- Colocar adubo natural (no ano passado colocamos algas)
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
As culturas colocadas foram:
Favas, ervilhas, feijão, alface, rabanete, cenoura, penca e couve galega.
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Já foi pedida a colocação de um ponto de água mas como toda a intervenção na escola está a cargo da parque escolar, ainda não foi autorizado.
Também estava previsto iniciar a recolha de água de chuva, mas ficou sem efeito com o encerramento da escola.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
A frequência da observação das plantas é semanal.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Alunos envolvidos: todos os das 6 turmas de 8º ano (cerca de 150 alunos)
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
Estes alunos podem assim ter mais contacto com a natureza, aprendem a semear, ajudaram a fazer o croqui da horta, fizeram o espantalho e as tabuletas com os nomes das culturas, ajudam na manutenção e na rega. O trabalho na horta pode também despertar o interesse por uma futura profissão na área de agricultura e jardins.
15.1. Link para a página da horta: