As Nossas Hortas Bio
Edição 2019/20
Centro de Educação e Desenvolvimento Nª Srª da Conceição - Casa Pia de Lisboa (Lisboa)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
A doação de sementes e plantas para a horta é feita 2 fezes por ano, uma pela primavera e outra pelo outono.
No que se refere à manutenção da horta, depende da disponibilidade dos Encarregados de Educação, pois é uma atividade voluntária. De destacar um avô, já reformado, que vai quase semanalmente apoiar na manutenção da horta.
Os produtos colhidos também são distribuídos pelas famílias.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
A horta também desenvolve um conjunto de valores fundamentais para os envolvidos. O facto de terem de manter uma horta desenvolve a responsabilidade e a distribuição dos produtos a solidariedade, por exemplo.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Todos os projetos são articulados e coordenados pela professora do Núcleo Ambiental. Assim, a horta está distribuída por cada turma e há uma escala quinzenal de manutenção.
Os alunos da brigada Verde (Núcleo Ambiental) apoiam uma vez por semana a manutenção da horta e apoiam os projetos das turmas.
7. Como é feita a preparação do solo?
Neste sentido, a limpeza é feita com material agrícola como enxadas e à mão, o solo é fertilizado de modo biológico, a partir de húmus da compostagem e de chá de ortigas.
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
O material utilizado, de acordo com o tipo de compostor, é minhocas, restos de comida da cozinha da escola, restos orgânicos (caroços das frutas do almoço), palha e folhas secas (das árvores da escola). E ainda tirar de papel que é desfeito nos diferentes serviços da escola (secretaria, direção..)
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
As culturas são distribuídas por turma, de acordo com as tabelas de consociação e tendo em conta o mais adequado para cada momento (primavera ou outono).
Também houve uma preocupação em plantar plantas cooperantes e aromáticas:
Plantas cooperantes :
- Consolda - portadora de um grande conteúdo em minerais, especialmente cálcio e potássio. Inseticida contra a mosca branca e pulgões. - Chagas ou Capuchinha (Tropaeolum majus) - repele nematóides e insetos. - Cravo Túnico (Tagets patula) - atrai insetos benéficos e repele insetos indesejáveis. - Urtiga - é uma acumuladora de ferro e produz um bom adubo.
Algumas ervas aromáticas, tais como:
- Mentas (Previnem formigas, pulgões, borboleta da couve) - Coentros (controla pulgões e ácaros) - Tomilho (afasta a borboleta da couve) - Salva (repele a borboleta do repolho) - Alecrim (afasta a borboleta da couve e a mosca da cenoura)
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Como não há sistema de rega, é feito uma tabela de escalas de modo a envolver e responsabilizar todas as turmas que estão a trabalhar a Horta. Esta escala é sempre articulada com a Brigada Verde e coordenada pela professora do Núcleo Ambiental.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Qual algo é detetado, a ação é articulada com as turmas e o controlo é sempre biológico e com recurso aos manuais de fitossanidade.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
- Fungos: chá de cavalinha, chá de urtigas, leite e água
- Pulgão: sabão, extrato de cebola e alho
- Lesmas e caracóis: armadilhas com cerveja
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
- Uma vez por ano
- Os professores do projeto (10) e os 200 alunos
- Os alunos recolheram sementes e plantas aromáticas, construirão sacos de cheiros que venderam. Também venderam algumas suculentas plantadas por eles ou oferecidas pela comunidade escolar.
- Os alunos ficaram responsáveis pela venda dos produtos, na tenda.
- A feira foi aberta a toda a comunidade e os produtos tiveram uma venda quase total.
- O dinheiro angariado serviu para equipar a horta e outro foi oferecido ao 9.º ano (para a viagem de estudos)
- Impactos: envolvimento e proximidade da comunidade com a escola, sensibilização para a importância da horta na manutenção do equilibro do ecossistema, valores que reforça nos alunos (responsabilidade e solidariedade, por exemplo), gosto pela horta.
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
- Uma vez por ano.
- Brigada verde
- Os alunos recolheram material reciclado , como papel e restos biológicos (pinhas, troncos...)
- Os alunos construíram um hotel de insetos
- Sensibilização para a importância dos insetos no equilibro do ecossistema.
- Desenvolvimentos de valores como o trabalho de grupo, sustentabilidade...
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
- Uma vez por ano
- Recolha de bens alimentares Saudáveis
- plantar plantas de fruto na horta (sementeira de outono)
- Concurso: Sandes saudáveis (criação de uma receita)
- Os produtos alimentares foram oferecidos a uma comunidade.
- Palestra "Na Horta a caminho da alimentação Saudável"
- Impactos: envolvimento e proximidade da comunidade com a escola, sensibilização para a importância dos produtos agrícolas biológicos na alimentação, valores nos alunos (responsabilidade e solidariedade, por exemplo), gosto pela agricultura .
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: