As Nossas Hortas Bio

Edição 2019/20

Escola Básica Santo Estêvão das Galés (Mafra)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

2 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

20m²

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

7

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Formação cívica e estudo do meio

3.3. N.º de alunos envolvidos:

136

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Contamos com o apoio da Associação de Pais na aquisição de equipamentos e sementes/plantas.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Acompanham o desenvolvimento das plantas, participam na colheita, vendem, quando é possível, os produtos obtidos.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Escala rotativa por todas as turmas.

7. Como é feita a preparação do solo?

Pelos jardineiros da câmara municipal e técnicos da junta de freguesia.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Está em projeto, a autarquia ofereceu um compostor a todas as escolas.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Pomar com duas laranjeiras, um pessegueiro e uma nespereira.
Várias qualidades de couve e alface, cenouras, alho francês, cebola, tomate e pimento, favas e ervilhas.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Vamos iniciar agora a recolha da água da chuva, para garrafões de água que depois são despejados para um depósito de 1000l, oferta da junta.
A rega é feita rotativamente por todas as turmas.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Caracóis nas favas, tirados manualmente. Eram poucos.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Foram colhidos legumes para fazer uma sopa para o concurso, no Festival das sopas do Carnaval, uma tradição da escola.
Os alunos colheram alguns legumes que usaram na sopa e confeccionaram-na com a professora titular. Ficou em quarto lugar no concurso.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

É muito importante o sistema de recolha de água da chuva, é uma mensagem importante para a defesa do planeta.

15.1. Link para a página da horta: