As Nossas Hortas Bio

Edição 2019/20

Escola Básica do Chafariz D'El-Rei (Évora)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

6 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

15 m2 + área das flores

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Estudo do meio

3.3. N.º de alunos envolvidos:

40

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Este ano não houve envolvimento das famílias.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Vários foram os alunos que demonstraram admiração ao descobrirem como nascem as ervilhas, os morangos e até mesmo que as cenouras estão enterradas.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

É um regime de voluntariado, sob proposta dos professores.

7. Como é feita a preparação do solo?

Foram os alunos que limparam o terreno. Não houve necessidade de fertilização pois foi colocada terra com composto novo.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Restos de frutas dos almoços, palha, folhas secas das árvores e gravetos.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Cenoura, ervilha, morango e abóbora.
Nos canteiros das aromáticas, alecrim, rosmaninho, salva, coentros e poejo.
Nas flores: estrelas do meio dia, lantanas e gladíolos.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita pelos alunos nos intervalos (manhã ou tarde), em função da avaliação feita pelo coordenador, ou por este no final do dia.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não planificada.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Nas ervilhas, doença nas folhas. Não foi combatida.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Aula para identificação das partes constituintes de uma planta e da diversidade de raízes. (turma de 2º ano)

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: