As Nossas Hortas Bio
Edição 2019/20
Escola Básica de Santa Catarina da Serra (Leiria)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Tem um papel importante na inclusão de alunos com um currículo diferenciado, como espaço de oficina de jardinagem e também é um local onde alunos prestam serviço comunitário de boa vontade.
A horta cruza também saberes de várias gerações (contributos dos pais de alguns alunos e de assistentes operacionais da escola).
Os produtos da horta são vendidos por alunos, devidamente supervisionados, entre os professores ao longo do ano e a encarregados de educação na festa do final do ano, para ajudar nos custos de ferramentas e pequenas infra-estruturas (coberturas das estufas) que sejam necessárias.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Os eco-delegados das turmas do 2.º e 3.º ciclo dinamizam as atividades de recolha de orgânicos para a compostagem, permitindo uma recolha diária.
Há aulas que se desenvolvem pontualmente na horta, de acordo com os seus horarios.
Todas as atividades são articuladas com uma das coordenadoras do Eco-Escolas.
7. Como é feita a preparação do solo?
Para a fertilização usamos o composto obtido nos nossos compostores e temos o cuidado de cultivar leguminosas e fazer a rotação de culturas nos diferentes espaços.
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Temos ainda uma ameixoeira e um pessegueiro e este ano plantou-se framboeseiras e fisalis.
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Como o terreno é argiloso e nesta região tem chovido com alguma frequência, só regamos quando semeamos ou transplantamos culturas ou no final da primavera em períodos de muito calor.
Nos períodos de muito calor, reutilizamos garrafões de 5 litros perfurados junto a algumas culturas, enquanto implementamos um circuito de rega
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: