As Nossas Hortas Bio

Edição 2019/20

Escola EB Torrinha (Porto)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Mais de 10 anos.

2. Área aproximada da horta (m²):

50m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Pré escolar e 1.º ciclo (Estudo do Meio)

3.3. N.º de alunos envolvidos:

350

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

0

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Sempre que se justifique a sua ajuda na limpeza e manutenção da horta.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

A horta tem grande impacto a nível da recolha de lixos orgânicos, porque tem um compostor. Ajuda os alunos a adquirirem conhecimentos sobre o desenvolvimento de plantas hortícolas e promove práticas de sustentabilidade.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Uma das professoras responsáveis pelo projeto, tem no seu horário letivo, horas para cuidar da horta e recolher os resíduos orgânicos pelas diferentes sala de aula da Escola. De acordo com a calendarização definida, por anos de escolaridade, todas as turmas são convidadas a participar nas diversas tarefas de arranjo, cultivo e cuidados das culturas.

7. Como é feita a preparação do solo?

A limpeza é feita pelos professores responsáveis e outros membros da comunidade.
O cultivo é feito pelos alunos, com orientação das professoras responsáveis.
A fertilização é feita com o composto produzido na escola, no compostor cedido pela LIPOR.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

O compostagem é feita com os resíduos orgânicos recolhidos na cantina, nas salas de aula ou que os alunos trazem de casa e com as folhas e outros resíduos orgânicos da horta.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Essencialmente culturas de ciclos vegetativos curtos: favas, ervilhas couves, alface, c…

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Semanalmente.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

Atividades de sala de aula: abordagem transdisciplinar.

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Aulas na horta – Todos os períodos, ou quando os conteúdos abordados na área de Estudo do Meio o justifiquem, os alunos vão à horta para ver o crescimento e o desenvolvimento de plantas hortícolas ou de árvores de fruto como limoeiro, tangerineira, macieira, pessegueiro…

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Confeção de sopas e compotas – para ajudar os alunos a ganhar consciência da importância da prática de uma agricultura biológica e sustentável, os alunos são degustam os produtos da horta, na sopa ou em compotas.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Feira das colheitas – Na semana cultural ou no final do ano letivo, os produtos obtidos na horta, são apresentados à comunidade, na Feira das Colheitas.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: