saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
A Escola tem desenvolvido a atividade da horta pedagógica há mais de 23 anos.
2. Área aproximada da horta (m²):
A horta tem uma área de 63 metros quadrados aproximadamente (7m x 9m).
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
Ciências Naturais
3.3. N.º de alunos envolvidos:
22
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
2
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
Os alunos transmitem às suas famílias o gosto e os conhecimentos que desenvolvem nos trabalhos na horta. As famílias são convidadas a vir à Escola, no 1º período e ao longo do ano letivo, para colaborar na preparação e manutenção do espaço da horta e também, quando se vendem produtos hortícolas, plantas aromáticas e medicinais, produzidos na horta ou se realiza alguma atividade de divulgação de boas práticas em agricultura biológica.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
A valorização dos conhecimentos e a aquisição de experiências que os alunos intervenientes na atividade vivenciam, têm tido impacto neles próprios e na comunidade educativa, nomeadamente junto dos seus pares, família, professores e demais elementos, que se manifesta através de uma maior sensibilidade na divulgação, produção e consumo de produtos biológicos.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
No início do ano letivo, é apresentado aos alunos da escola um horário de funcionamento das atividades Eco-Escola, elaborado de acordo com a sua disponibilidade e a dos professores da equipa, para que possam, voluntariamente, inscrever-se. A manutenção da horta é assegurada pelos alunos que se voluntariam, e que se inscrevem na equipa Eco-Escola e da qual fazem, também, parte 3 professoras. Esta equipa desenvolveu as atividades relacionadas com a horta biológica, designadamente: preparação do terreno, sementeira e plantação das plantas selecionadas, monda, rega e separação de resíduos para compostagem. Têm vindo a ser melhoradas algumas técnicas agrícolas, designadamente a consociação de culturas e a luta biológica contra pragas. Na sequência da parceria com a Escola Superior Agrária de Coimbra, ocorreu um incremento de utilização de produtos adequados à agricultura biológica. Durante as interrupções letivas, a rega é normalmente assegurada por um funcionário.
7. Como é feita a preparação do solo?
O solo da horta (argiloso) todos os anos é melhorado com a incorporação de areia e de matéria orgânica. A mobilização é manual e mínima e as ervas não desejadas são arrancadas e deixadas sobre os passeios entre os canteiros para fornecimento de matéria orgânica. No início do ano lectivo é incorporado no solo todo o composto existente à altura no compostor. As borras de café do bar da Escola são também utilizadas para incorporar no solo da horta. Utilizamos o tremoço-bravo como adubo verde.
8.1. Se sim, como e com que materiais?
A compostagem é feita com: folhas, ervas, restos de vegetais, borras de café, pacotes de chá, cascas e restos orgânicos, quer da escola quer de casa de alguns professores e outros funcionários. De vez em quando os resíduos, no compostor, são revolvidos para que a compostagem decorra da melhor forma.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Devido à crise provocada pela pandemia por COVID-19, face à imposição de fortes medidas de distanciamento social e de isolamento que, desde o dia 16 de março, não se realizaram atividades presenciais na Escola. Assim, as atividades na Horta Biológica cessaram exatamente na altura em que a maior parte das plantações e culturas e atividades relacionadas mais se desenvolveriam.
Até essa data, as culturas foram:
favas, beterraba, alface, alho-francês, cebolas, espinafres, couve-alta e outras, fisalis, medronheiros, boldo, salsa, camomila, tremoço-bravo, erva-príncipe, hortelã e cidreira.
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Os contentores oferecidos, por um encarregado de educação e outro pela Junta de Freguesia de Esgueira,são utilizados para armazenamento de água (da chuva e não só) que é utilizada sempre que necessário. Temos um contentor pequeno que recolhe água da chuva. São utilizados uma mangueira e/ou regadores.A rega é efetuada evitando, ao máximo, o desperdício de água.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Faz-se a monitorização das doenças sempre que se intervém na horta o que acontece, pelo menos, duas vezes por semana.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Atendendo às circunstâncias da pandemia, as atividades foram limitadas à preparação do solo, sementeira, plantação e manutenção, e as fotografias foram as tiradas até 13 de março e constam na Plataforma Eco-Escolas.
Atividade 2:
Atividade 3:
15. Outros aspetos de realce da horta:
Todo o conhecimento e envolvimento dos alunos e outros elementos da comunidade educativa que trabalham e que, de alguma forma, se envolvem em atividades na horta, tem-se revelado muito valioso para o seu futuro e para a sustentabilidade do Ambiente.
Continuamos a constatar o espanto destes alunos, muitos deles sem qualquer contacto com a realidade do campo, quando se envolvem nestas atividades.
Mas também se nota que há mais alunos sensibilizados para estas práticas de preservação da saúde e do ambiente.
15.1. Link para a página da horta: