As Nossas Hortas Bio
Edição 2019/20
Escola Básica de Moure e Ribeira do Neiva (Vila Verde)
A Nossa Horta Bio
Horta grande (superior a 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Ao longo dos vários anos de implementação da horta notamos que os alunos vão estando cada vez mais sensibilizados para o trabalho que aqui se realiza. O ambiente e a alimentação saudável são temas transversais às matérias abordadas nas salas. A horta proporciona diversas possibilidades de exposição destes temas e permite o desenvolvimento de ações pedagógicas em equipa, explorando a multiplicidade e interdisciplinaridade das diferentes formas de aprender e de ensinar. Neste sentido, a horta possibilita intervir na cultura dos alunos e envolver a participação dos professores em novas práticas pedagógicas. Permite ainda, consolidar os conhecimentos e fomentar o gosto e o respeito pela Natureza e pela preservação e engrandecimento do património natural da região.
A horta permite desenvolver o espírito de entre ajuda, cooperação e partilha de conhecimentos entre os elementos da comunidade educativa.
Também a venda direta dos produtos hortícolas na escola e a confeção de pequenas refeições possibilitaram a divulgação dos mesmos e das práticas seguras e saudáveis na agricultura/horticultura.
Gradualmente as famílias dos utilizadores da horta foi alterando algumas práticas de cultivo e hábitos alimentares. Passou-se a falar de compostagem e a realizá-la em casa e, a valorizar práticas amigas do ambiente e da preservação dos recursos naturais.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
7. Como é feita a preparação do solo?
As fases seguintes foram de incorporação de matéria orgânica obtida através da compostagem produzida na escola e de cinza de madeira, resultante da queima de lenha das podas, pois o solo da horta tem uma acidez média.
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Materiais utilizados: 1. Com elevado teor em carbono: palhas, cascas, serrim, folhas, podas. 2. Com elevado teor em azoto: borras de café recolhidas nas pastelarias dos arredores da escola e do bar dos professores; desperdícios de cozinha da cantina composto basicamente por cascas, desperdícios e restos de frutas e legumes e por cortes de relva dos jardins – tendo o cuidado de alternar, sucessivamente, no compostor/pilha as camadas de material castanho e verde, sendo que a primeira e última camada, são sempre materiais castanhos para evitar a lixiviação e ação direta da luz solar (na pilha).
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Associações instaladas na horta: a) Alface, cebola, b) Batata, feijão e espinafre; c) Ervilha, alface, couve lombarda; d) Alface e salsa; e) Fava, coentros, couve-penca, f) Ervilha, salsa, cravo-túnico, couve-lombarda, alface; g) Ervilha-de-cheiro, pelargónio, salsa, couve-coração; h) Alho, alface, couve-portuguesa; i) Alho-francês, cebola, alface; j)Couve-flor, acelga, beterraba, alho-francês, endro, alecrim, rosmaninho, erva-cidreira; l)Feijão da trepa, chagas, salsa, coentro; m) Cenoura, feijão da trepa, aipo; n) Pepino, tomate, pimento padrão.
Ao longo da horta plantamos uma bordadura de ervas aromáticas e de flores com o intuito de funcionarem como plantas inseticidas/ insetífugas e, ainda outras com a função de plantas-armadilhas.
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Este ano estava previsto o aproveitamento do furo que se fez na escola com o apoio do município, no entanto, a situação de confinamento, atrasou a sua instalação.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
- 3 Workshops dirigidos a alunos e professores estrangeiros do Programa Erasmus+.
- Visita das turmas à horta para aulas práticas/experimentais (todos os níveis de ensino).
- Visitas diversas de grupos de professores e alunos do Programa Erasmus+
- Desenvolver atividades integradas no Projeto Escola+Verde, com alunos do 1ºciclo e participação no concurso do município.
- Articulação curricular das disciplinas e as AEC nomeadamente a Atividade Lúdica Expressiva, 1º ciclo.
- Cedência de legumes para a confeção de refeições com os alunos de NEE.
- Venda direta.
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
Também neste ano, implementamos outras formas de modo de produção sustentável, em semi hidroponia com garrafas PET, de ervas aromáticas, construímos um jardim vertical de aromáticas, envolvendo a turma 3.º C do Centro Escolar da escola sede, com articulação entre a horta, Estudo do Meio e a Atividade Lúdica Expressiva - ALE.
Este ano, e relacionado com o tema da floresta, foram semeadas mais de 200 bolotas de carvalho e sobreiro, para além de outras espécies.
A participação de agricultor local na mobilização do solo, com alfaias agrícolas mecanizadas, uma vez que o solo tem forte tendência para compactar e com grandes quantidades de pedra. Não se pode moldar ou mudar rapidamente o solo, de acordo com as nossas necessidades ou expectativas, pelo que é importante criar condições para o solo produzir de forma sustentável.
Em parceria com o Município e outras entidades, deu-se continuidade à reflorestação do Bosque das Autóctones e junto da horta, com dádiva de pequenas árvores autóctones destacando-se, pela novidade, os teixos.
Assinalámos o Dia da Floresta Autóctone com a plantação das pequenas árvores;
Colaboração das famílias para nos cederem sementes, nomeadamente o centeio para a adubação verde; replantação dos morangueiros na pequena horta, em que todos os rizomas foram cedidos por um encarregado de educação; garrafas PET e trapilho.
Fazemos a germinação das culturas em estufa, para posterior transplantação na horta e jardins;
Desenvolvemos atividades experimentais entre as disciplinas de Ciências Naturais e Físico-Química: análise física e química do solo, estudo dos fatores ambientais na sementeira, germinação e crescimento das plantas.
O apoio de uma cozinha especificamente equipada para ensinar os alunos com NEE (e outros) a confecionarem as suas refeições com os produtos da horta, tendo em vista a sua preparação para vida ativa;
Fazemos várias colheitas e utilizamos os produtos da horta na Campanha Cabaz Solidário.
Plantamos canteiros de flores e de plantas aromáticas para atrair insetos polinizadores e aumentamos a área do pomar com mais árvores frutíferas.
Preservamos a biodiversidade existente, através da manutenção das caixas ninho, do hotel para insetos, das sebes de vegetação natural e espontânea (arbóreas, arbustivas e herbáceas) nas delimitação do campo agrícola, bem como, a preservação do bosque das melíferas e das autóctones, constituindo nichos favoráveis ao desenvolvimento de animais auxiliares, contribuindo para o equilíbrio do ecossistema agrícola, pelo aumento da diversidade de flora e fauna que ali vive.
Conservamos o recurso hídrico existente - ribeiro, e a vegetação ripícola existente nas margens e também, utilizamos a água para rega da horta. Enriquecemos a biodiversidade com a exploração agrícola criando e mantendo mosaicos/parcelas com produção de centeio e tremocilho que disponibilizam alimento para insetos e aves e, por fim destinam-se a adubação verde.
Cremos que a horta é um local educativo-pedagógico de toda a comunidade educativa, que tem permitido a valorização do modo de produção bio e a dignificação da profissão de agricultor; perceção de sustentabilidade, consciência ecológica, noção de comida e cozinha saudável; participação e dinamização em/de ações e palestras de sensibilização à consciência ambiental e alimentação saudável.
15.1. Link para a página da horta: