As Nossas Hortas Bio
Edição 2019/20
Escola Básica de Argoncilhe (Santa Maria da Feira)
A Nossa Horta Bio
Horta grande (superior a 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
- Conhecer mais animais e plantas.
- Explorar a importância da agricultura biológica.
- Aprender técnicas de cultivo e regadio.
- Explorar utilizações das plantas e frutos.
Comunidade:
- Explorar a biodiversidade.
- Conhecer o ciclo de vida das plantas.
- Explorar o papel dos insetos na horta.
- Colher legumes e frutos e confecionar receitas saudáveis.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
1ª fase:
Limpeza do terreno e colocação de terra fértil (junta de freguesia de Argoncilhe)
2ª fase:
Delimitação da horta com paletes (que foram oferecidas)
3ª fase:
Planificação dos canteiros
4ª fase:
Sementeiras e plantação
- Semanalmente - Às terças e quintas, em grupos, os alunos acompanhados dos professores, realizavam as tarefas: preparação do solo e delimitação dos canteiros(garrafas PET coloridas), sementeiras, plantações, rega, retirar ervas daninhas.
7. Como é feita a preparação do solo?
A fertilização inicial seria com composto oferecido pelas professoras envolvidas no projeto (que possuem compostor caseiro).
Posteriormente, pretende-se utilizar o composto produzido na escola (no ano letivo seguinte).
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Já existiam recipientes para recolha de resíduos orgânicos para colocar na cantina, no bar da escola e na sala de alunos, assim como um Assistente Operacional destacado, responsável pela deposição diária dos resíduos no compostor. Os resíduos verdes e secos seriam provenientes da manutenção dos jardins da escola.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Ervas aromáticas: oregãos, salsa, coentros, salvia, estragão,
Consociações: alface e pepino, espinafre e feijão, pimento e tomate, couve e Alecrim e tomilho.
Arvores de fruto: macieira, tangerineira, limoeiro, medronheiro
Frutos silvestres: framboesas, mirtilos
10. Apresentar um desenho/croqui da horta:
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: