As Nossas Hortas Bio
Edição 2019/20
Escola EB1/PE/C de Maroços e Santo António da Serra (Machico)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
- Para cavar a terra.
- 1 a 2 vezes por ano.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
- Levam alimentos produzidos para casa;
- Criar consciência ambiental;
- Tomar conhecimento do ciclo da vida das plantas.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Na preparação do solo são envolvidos pais, professores, funcionários e as crianças. São as crianças fazem as plantações, a monda de ervas daninhas e a rega.
7. Como é feita a preparação do solo?
Aproveitamos o composto produzido na horta para a fertilização do solo, também recebemos composto de uma estação de tratamento de resíduos.
Mobilizamos as pessoas falando com os pais sobre as necessidades, outras vezes são eles que lembram que está na hora de limpar ou regar, conforme vão observando.
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
- milho, feijão, couves, alfaces, acelgas, beterraba, cenouras e morangos.
10. Apresentar um desenho/croqui da horta:
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Regam crianças, funcionários ou educadores.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: