saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
A horta já existe desde 2016, só que este ano letivo foi reformulada de uma forma mais ecológica.
2. Área aproximada da horta (m²):
10m2
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
Área do Conhecimento do Mundo
3.3. N.º de alunos envolvidos:
64
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
3
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
Na recolha das sementes, sementeira e plantação dos produtos hortícolas.Semanalmente as famílias apoiam na manutenção da horta e na rega.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
No projecto inicial (interrompido em março) pretendia-se o consumo de produtos hortícolas de origem biológica pelas famílias das crianças e no refeitório da escola, contribuindo para uma alimentação mais saudável. Os alunos do 1º CEB acompanham a horta e fazem aulas presenciais.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
A rega e a manutenção das ervas daninhas é feita alternadamente pelos 3 grupos de crianças a frequentar este JI., com apoio dos adultos.
7. Como é feita a preparação do solo?
A preparação da terra foi feita com apoio da junta de freguesia local e dos familiares das crianças. Foi usada na fertilização, estrume de cavalo e dejetos dos bichos da seda criados nas salas. Utilizamos ainda o composto que fabricámos no compostor da escola.
8.1. Se sim, como e com que materiais?
A compostagem é feita com alguns restos do refeitório e do lanche das crianças (legumes e frutas). É também utilizada a relva que é cortada no jardim e as folhas secas que caem das árvores do recinto. a humidade é mantida com a agua da chuva que recolhemos.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Associada à horta biológica, as crianças cuidam também dos canteiros com flores, das plantas aquáticas e dos peixes do lago. Num dos canteiro cuidam ainda dos morangueiros. No recinto da escola plantaram também framboesa.
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Sempre que necessário a rega é feita pelas crianças, utilizando os regadores que têm em cada sala. A água utilizada é a da chuva, que armazenamos dentro de um tanque para o efeito.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
A monitorização das pragas foi iniciada com cinza e uma solução à base de sabão azul. Pretende-se ainda fazer a plantação de algumas plantas como a borragem e a urtiga.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
Tivemos uma praga de caracóis que foram combatidos com cinza que as crianças trouxeram de casa. Alguns caracóis foram retirados pelas crianças e utilizados na sala para observação direta.
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
No JI as crianças cuidam de peixes, tartarugas e bichos da seda. No recinto da escola e em parceria com o 1º CEB, cuidam também dos porquinhos da Índia, das galinhas e patos.
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Recolher, agrupar, classificar e etiquetar as sementes em caixas (de fósforos) individuais.
Sementeira nos germinadores (cedidos por um encarregado de educação)
Construção dos canteiros e do lago, com a colaboração da comunidade.
Atividade 2:
Descrição:
O solo foi preparado com as crianças e apoio dos adultos.
A construção de um charco com plantas aquáticas, tartarugas, peixes e rãs.
Inicio da plantação realizada pelas crianças (plantas retiradas dos germinadores).
Atividade 3:
Descrição:
As crianças puderem observar a evolução da semente ao fruto.
A vista geral da nossa horta biológica, com a erva em crescimento, assim como algumas plantas.
Um dos canteiros associados à horta biológica, com a plantação de árvores autóctones ( azereiro).
15. Outros aspetos de realce da horta:
Anexado à horta foi construído um "charco com vida" que permitiu a observação de algumas espécies aquáticas e através do microscópio a observação de alguns microorganismos. A horta permite-nos ainda realizar outras experiências relacionadas com a clorofila, mistura de cores, texturas, cheiros e sabores, no espaço" cozinha de lama" construído para que as crianças pudessem explorar e vivenciar a natureza envolvente.
15.1. Link para a página da horta: