As Nossas Hortas Bio

Edição 2019/20

Jardim de Infância/Escola Básica nº1 de Arganil (Arganil)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

A horta já existe desde 2016, só que este ano letivo foi reformulada de uma forma mais ecológica.

2. Área aproximada da horta (m²):

10m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Área do Conhecimento do Mundo

3.3. N.º de alunos envolvidos:

64

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

3

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Na recolha das sementes, sementeira e plantação dos produtos hortícolas.Semanalmente as famílias apoiam na manutenção da horta e na rega.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

No projecto inicial (interrompido em março) pretendia-se o consumo de produtos hortícolas de origem biológica pelas famílias das crianças e no refeitório da escola, contribuindo para uma alimentação mais saudável. Os alunos do 1º CEB acompanham a horta e fazem aulas presenciais.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A rega e a manutenção das ervas daninhas é feita alternadamente pelos 3 grupos de crianças a frequentar este JI., com apoio dos adultos.

7. Como é feita a preparação do solo?

A preparação da terra foi feita com apoio da junta de freguesia local e dos familiares das crianças. Foi usada na fertilização, estrume de cavalo e dejetos dos bichos da seda criados nas salas. Utilizamos ainda o composto que fabricámos no compostor da escola.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

A compostagem é feita com alguns restos do refeitório e do lanche das crianças (legumes e frutas). É também utilizada a relva que é cortada no jardim e as folhas secas que caem das árvores do recinto. a humidade é mantida com a agua da chuva que recolhemos.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Associada à horta biológica, as crianças cuidam também dos canteiros com flores, das plantas aquáticas e dos peixes do lago. Num dos canteiro cuidam ainda dos morangueiros. No recinto da escola plantaram também framboesa.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Sempre que necessário a rega é feita pelas crianças, utilizando os regadores que têm em cada sala. A água utilizada é a da chuva, que armazenamos dentro de um tanque para o efeito.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

A monitorização das pragas foi iniciada com cinza e uma solução à base de sabão azul. Pretende-se ainda fazer a plantação de algumas plantas como a borragem e a urtiga.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Tivemos uma praga de caracóis que foram combatidos com cinza que as crianças trouxeram de casa. Alguns caracóis foram retirados pelas crianças e utilizados na sala para observação direta.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

No JI as crianças cuidam de peixes, tartarugas e bichos da seda. No recinto da escola e em parceria com o 1º CEB, cuidam também dos porquinhos da Índia, das galinhas e patos.

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Recolher, agrupar, classificar e etiquetar as sementes em caixas (de fósforos) individuais.
Sementeira nos germinadores (cedidos por um encarregado de educação)
Construção dos canteiros e do lago, com a colaboração da comunidade.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

O solo foi preparado com as crianças e apoio dos adultos.
A construção de um charco com plantas aquáticas, tartarugas, peixes e rãs.
Inicio da plantação realizada pelas crianças (plantas retiradas dos germinadores).

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

As crianças puderem observar a evolução da semente ao fruto.
A vista geral da nossa horta biológica, com a erva em crescimento, assim como algumas plantas.
Um dos canteiros associados à horta biológica, com a plantação de árvores autóctones ( azereiro).

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Anexado à horta foi construído um "charco com vida" que permitiu a observação de algumas espécies aquáticas e através do microscópio a observação de alguns microorganismos. A horta permite-nos ainda realizar outras experiências relacionadas com a clorofila, mistura de cores, texturas, cheiros e sabores, no espaço" cozinha de lama" construído para que as crianças pudessem explorar e vivenciar a natureza envolvente.

15.1. Link para a página da horta: