As Nossas Hortas Bio
Edição 2019/20
Escola EBI/JI de Alvito (Alvito)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
A Manutenção está acargo da Coordenadora eco-escolas e pelo docente de Quimica que com grupos diversificados de alunos fazem as atividades de manutenção da horta duas a trêsvezes por semana
7. Como é feita a preparação do solo?
A mobilização do solo é feita pela equipa de jardinagem da Câmara Municipal, no inicio do ano lectivo, com uma motoenchada e depois manualmentepor alunos, docentes, psicologa da escola e alguns elementos do pessoal auxiliar.
A fertilização é feita com o composto feito nosbiocompostores existentes na hortai
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Borras de café e chá do bar.
Cascas de fruta que as crianças aproveitam dos seus lanches.
A relva cortada pela equipa de jardinagem, no espaço escolar.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Durante o período mais quente do tempo lectivo, (duas últimas semanas de maio e mês de junho), interrompemos as culturas da horta e deixamos as plantas silvestres tomarem conta do espaço. Desta forma reduzimos o gasto da água da rede e possibilitamos a biodiversidade (plantas e insectos).
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Atividade para alunos da turma do 2.º ano, do 1.º ciclo, no âmbito da Literacia da Leitura, do Estudo do Meio/Eco-Escolas e Matemática.
1 - Leitura em voz alta de dois livros: A Semente Sem Sono e A Raiz Sem Medo, de Maria de Lourdes Soares
Local: na horta à sombra de um sobreiro.
2 - Desafio: Reconto oral e sugestões de palavras para rimarem com as da autora.
3 - Pesquisa In Loco:
Dividir a turma em quatro grupos: Amarelo, Vermelho, Cor-de-rosa e Branco.
4- Cada grupo tem que encontrar plantas com flores da sua cor de grupo.
Trazer uma folha e uma flor de cada planta encontrada.
5 – Levar a recolha feita para a sala e dividir em grupos (conjuntos), de acordo com a cor das flores e tamanho das flores.
6 – Procurar na internet o nome das plantas e suas aplicações.
7 – Fazer apresentação para a comunidade.
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Os alunos Com curriculo Individual têm aulas na horta de acordo com os seus interesses e aptidões
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Esta feirinha Eco-escola faz-se pelo menos uma por período de modo a escoarmos os produtos da horta, da época.
Está sempre associada ao livro usado porque a Coordenadora Eco-Escolas é a professora bibliotecária. Dá-se nova vida aos livros que nos oferecem, com este intuito e, ser uma forma de conseguirmos alguma verba para as atividades eco-escola e da biblioteca escolar.
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: