As Nossas Hortas Bio

Edição 2019/20

Escola EB1/JI Senhora do Monte (Vila Nova de Gaia)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

Depois de muita chuva e frio, a nossa horta foi invadida por ervas daninhas.
Depois de muita chuva e frio, a nossa horta foi invadida por ervas daninhas.
Mas arregaçámos as mangas e pedimos a colaboração de um avô e de um tio pertencente à nossa comunidade escola, de maneira a orientar-nos e a ajudar-nos na preparação do solo. Ouvimos todas as dicas agrícolas sugeridas!
Mas arregaçámos as mangas e pedimos a colaboração de um avô e de um tio pertencente à nossa comunidade escola, de maneira a orientar-nos e a ajudar-nos na preparação do solo. Ouvimos todas as dicas agrícolas sugeridas!
Fizemos perguntas sobre todas as etapas.
Fizemos perguntas sobre todas as etapas.
Observámos a lavrar o solo, de longe, porque nesta fase pouco podíamos ajudar.
Observámos a lavrar o solo, de longe, porque nesta fase pouco podíamos ajudar.
Este foi o resultado do nosso trabalho planeado.A próxima fase será a sementeira e a plantação.
Este foi o resultado do nosso trabalho planeado.A próxima fase será a sementeira e a plantação.

horta em março

Plantámos uma cerejeira para começar a ter fruta na nossa escola. Todos gostamos de cerejas!
Plantámos uma cerejeira para começar a ter fruta na nossa escola. Todos gostamos de cerejas!
Escolhemos o lugar perfeito, cavámos um buraco e adicionámos um pouco de estrume para que a nossa cerejeira se adapte com facilidade.
Escolhemos o lugar perfeito, cavámos um buraco e adicionámos um pouco de estrume para que a nossa cerejeira se adapte com facilidade.
Também decidimos plantar uma ameixoeira. Assim teremos, no futuro mais variedade de fruta.
Também decidimos plantar uma ameixoeira. Assim teremos, no futuro mais variedade de fruta.
Colocámos a ameixoeira na mesma zona da cerejeira, mas afastadas.
Colocámos a ameixoeira na mesma zona da cerejeira, mas afastadas.
A compostagem está a acontecer, aproveitamos e colocámos umas cascas de ovos que alguns de nós trouxe de casa.
A compostagem está a acontecer, aproveitamos e colocámos umas cascas de ovos que alguns de nós trouxe de casa.
A plantação da couves começou. Teremos couve galegas!
A plantação da couves começou. Teremos couve galegas!

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

8

2. Área aproximada da horta (m²):

30

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

7

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

todas

3.3. N.º de alunos envolvidos:

143

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

No início do projeto, aquando da preparação do terreno e instrução de como plantar , o que plantar e quando plantar.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

A horta é uma boa ferramenta pedagógica para trabalhar valores humanos como a paciência, a responsabilidade, a autonomia e a cooperação; para além disto, permite que os alunos se aproximem e cuidem das plantas, vivendo e experimentando uma realidade para muitos desconhecida.
Ela também possibilita momentos de discussão de temas, como por exemplo : alimentação saudável, proteção da natureza, água...
Na comunidade, assume uma importância no envolvimento das famílias na vida escolar e ao mesmo tempo visará suprir algumas carências em determinadas famílias.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A horta é constituída por uma parte comum a toda a escola e por pequenos lotes/canteiros atribuídos a cada turma, que se responsabiliza por o cultivar.

7. Como é feita a preparação do solo?

O solo é lavrado e fertilizado com estrume.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

No compostor, junto à horta, são colocados pelos alunos, professores e assistentes operacionais restos de vegetais e frutas da cantina escolar, cascas de ovo esmagadas, ervas daninhas e folhas secas das árvores.
Rotativamente, cada turma é responsável por verificar a humidade e arejar o compostor.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Produtos hortícolas sazonais - Batata, couve, alface, morangueiro, tomateiro, cenoura, feijão verde e ervas aromáticas.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A água da chuva não é recolhida, uma vez que existe um lavadouro, com água corrente junto à escola e é onde alunos, professores e assistentes operacionais vão buscar a água necessária para a rega.
Rotativamente, cada turma é responsável pela rega. A rega é feita de manhã.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Aula na Horta:
A horta é um excelente meio para potencializar nos alunos aprendizagens e despertar o interesse para a alimentação saudável.
Por isso, foram convidados a colaborar dois elementos da comunidade educativa, de maneira a transmitir conhecimentos válidos sobre "A importância do lugar para fazer uma horta e o que lá semear" com esta atividade os alunos aprenderam que o local escolhido deve receber a luz do sol direta na maior parte do dia, mas principalmente na parte da manhã.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Aula na Horta:
Ainda na atividade "A importância do lugar para fazer uma horta e o que lá semear":
Já escolhido o local, porque a nossa horta já existe há muito, foi a hora de preparar a terra, retirámos as ervas daninhas, revirámos a terra, com a ajuda de uma moto-cultivadora para que ela fique fofa e fácil de trabalhar.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Aula na Horta:
Hora da plantação e da sementeira - Couves e Batatas.
Durante esta atividade percebemos que as couves e a batatas deveriam ser colocadas em linhas paralelas. Aqui vimos a Matemática a acontecer! Também percebemos que cada pé de couve ou cada batata deveriam ser colocada mediante uma distância - um palmo.
Durante esta atividade, observámos as raízes e compreendemos que as plantas são bem diferentes umas das outras.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: