saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Há cerca de 7 anos
2. Área aproximada da horta (m²):
50 m2
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
12
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
Ciências Naturais; Estudo do Meio; Direção de Turma
3.3. N.º de alunos envolvidos:
220
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
5
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
As famílias participam desde a plantação dos canteiros até à gestão dos espaços dos seus educandos. A maior parte do envolvimento acontece no início do projeto, quando pais e até avós, se juntam para ensinar os mais novos a cuidar da sua horta. Há outra forma de envolvimento que ocorre sem a vinda dos familiares à escola, uma vez que os alunos pedem as sementes e plantas aos familiares.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
O espaço da horta já foi um espaço não visitado, depois da implementação da horta tornou-se um dos corações da escola, um espaço central, onde os alunos lancham, repousam ou simplesmente passam para ver e opinar sobre as hortas. Os professores também alteraram a sua forma de ver aquele espaço, pois é frequente observar os adultos a espreitar as hortas, a pedir uma ou outra planta aromática ou até a utilizar o espaço horta para dar aulas ao ar-livre.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Cada turma tem um canteiro. Este ano os espaços foram divididos entre os alunos do Jardim de Infância, dois espaços, do 1.º ciclo, cinco espaços, e do 5.º ano, 3 espaços. Os espaços envolventes são da responsabilidade das coordenadoras das eco-escolas, bem como de alunos de diferentes anos que trabalhem projetos relativos à horta ou ao ambiente. Dentro de cada canteiro, os professores de ciências, diretores de turma ou educadores e professores titulares, têm um papel fundamental, fazendo a gestão de cada grupo responsável pelas diferentes tarefas. Estas tarefas começam com uma apresentação/conversa sobre a agricultura biológica, a sua importância e a forma/métodos a aplicar. Logo depois, os alunos planificam o seu canteiro e só concluídas estas tarefas é que estes passam à prática.
7. Como é feita a preparação do solo?
A preparação do solo em cada canteiro, é feita por cada grupo/turma, neste ponto são utilizadas alfaias agrícolas disponíveis na horta e são retiradas as plantas remanescentes do ano anterior. É incorporado composto produzido no decorrer do ano letivo passado e a terra é mobilizada.
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Todos os restos biológicos retirados da horta são colocados numa pilha de compostagem, colacada numa das zonas da horta.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
10. Apresentar um desenho/croqui da horta:
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Na parte oculta da horta é um balde (bidão) que recolhe a água das chuvas e inicialmente é esta a água utilizada, com auxílio de baldes e regadores. Há, também, na horta uma mangueira que nos permite o acesso a um reservatório de água da chuva, proveniente dos telhados e de uma mina de propriedade da escola.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Os alunos verificam o seu canteiro, dia-a-dia, ou semanalmente, no sentido de retirarem as pragas herbácea, manualmente.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra
Outra, qual?
Criação de canteiro de abelhas e borboletas, Cerimónia de lançamento de joaninhas,...
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Atividade 2:
Atividade 3:
15. Outros aspetos de realce da horta:
A horta é um "jardim comestível" como gostamos de lhe chamar. É um espaço que nos orgulha tanto que é o único jardim que apresentamos a todos os visitantes da escola e faz, sempre, a delícia de quem o conhece.
15.1. Link para a página da horta: