As Nossas Hortas Bio
Edição 2019/20
Escola EB 2,3 Dr. Horácio Bento de Gouveia (Funchal)
A Nossa Horta Bio
Horta grande (superior a 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Os produtos da bio-horta são vendidos à comunidade escolar (com as verbas angariadas já foi possível comprar uma máquina fotográfica e um disco externo para o Clube Fotografia). As ervas aromáticas são utilizadas na enfermaria, no bar dos alunos e dos professores para confeccionar chás. A escola tem projetos Erasmus, onde temos alunos e professores de outros países e estes têm sempre um workshop na bio-horta.
Temos dois ninhos que foram executados por um senhor de forma voluntária e que nos fez chegar à Escola para os colocarmos na bio-horta. Este gesto identifica o impacto que este espaço gera na comunidade. A curiosidade que é manifestada por pessoas externas à escola é uma constante. Os professores aparecem para colaborar na manutenção da bio-horta e trazem artefactos para embelezar este espaço. A parceria estabelecida com o AKI em 2018 e em 2019 proporcionou a construção de dois canteiros e uma ampliação da coelheira. As placas que identificam as plantas vêm acompanhadas de código QR. Temos 3 comedouros para pássaros, temos alguns "vasos" (latas de feijão) foram substituídos e pintados com desenhos alusivos aos 600 anos da Madeira e outros "vasos" foram decorados (garrafas de líxivia) com pinturas de máscaras. Este projeto foi desenvolvido por duas turmas na aula de EV o ano passado.
Ao lado da casinha da horta temos a zona das suculentas.
Temos também maracujazeiros. Este ano implementamos numa zona da horta um sistema de rega por capilaridade.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Funcionários que monitorizam o espaço. Apoio de alguns professores e encarregados de educação que se voluntariam.
Alunos da unidade especializada.
7. Como é feita a preparação do solo?
- com estilha;
- com as plantações que vamos fazendo conseguimos azotar a terra através da plantação de favas, ervilhas e tremoços.
- Com adubo natural (dos nossos coelhos e de cavalo)
-Com chorume (preparado com urtigas para azotar a terra)
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Utiliza-se relva, borra de café, folhas secas, cascas de ovos e de frutas. Usamos também os restos dos vegetais da cantina.
A zona da compostagem, está delimitada por um mural com paletes de forma a tornar esta zona mais estética.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Consociações: Acelgas, alho francês e beterraba/nabo, beterraba e acelgas.
10. Apresentar um desenho/croqui da horta:
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Em tempo de férias é feita uma escala entre os professores envolvidos no projeto.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
Lapa nas plantas aromáticas - Lavamos com sabão azul e água.
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Este jardim faz parte do trilho da ciência e visa sensibilizar a importância que as abelhas têm para o nosso ecossistema
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
Confeção de geleia de abóbora.
Mercadinhos de venda de produtos da horta.
Confeção da sopa de chícharo no bar dos professores com o chícharo produzido na horta.
Plantação de ervas aromáticas em vasos para disponibilizar à comunidade escolar.
Realização de workshops para os alunos na bio-horta.
Visita de alunos do 1º Ciclo à bio-horta com plantação em vasos. (Os alunos levam a sua planta para casa).
Visita com direito a workshop dos alunos e professores ERASMUS que nos visitam.
Plantação de searas na altura do Natal para disponibilizar à comunidade. Alguns alunos fizeram a sua plantação de searas para levar para casa.
É uma zona conhecida por toda a comunidade pois encontra-se numa zona visível da estrada. Toda a panóplia de artefactos que tem sido introduzida na bio-horta é muito comentada pela comunidade escolar e não só.
Tem sido motivo de publicações e divulgações em diários, blogs da Direção Regional da Educação e programas de televisão. Tem ganho sucessivos prémios na Câmara Municipal do Funchal.
Este ano voltamos a ter parceria com a empresa Full Experience.
A zona da compostagem, que se encontra logo no início da área do Parque de Merendas e da bio-horta tem um mural com paletes onde está patente algumas tradições ligadas à Madeira. Temos ilustrações da boneca de massa, das casas de Santana, do maçaroco, do lobo marinho, do tentilhão, do bordado madeira, do brinquinho, das cores do tecido do bailinho e da braguinha.
Este ano continuaremos a apostar na plantação de flores na bio-horta, ficando esta com uma coloração muito primaveril. Temos apostado na diversidade das suculentas. Empenhamo-nos em fazer a consociação de plantas.
Este ano o projeto Eco-Escolas associou-se a outro projeto, IDiverSE, e criou um canteiro com flores amigas das abelhas que está inserido no trilho da ciência. Estiveram 4 turmas envolvidas, o que corresponde a um total de 100 alunos.
Note-se que este projeto continua a ser auto-sustentável.
15.1. Link para a página da horta: