As Nossas Hortas Bio
Edição 2019/20
Escola Básica da Mota (Celorico de Basto)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
Dada o número bastante reduzido de alunos na nossa escola, resíduos orgânicos da cantina são em quantidade muito diminuta. Assim, as famílias colaboram com o envio de resíduos orgânicos vegetais para acrescentar ao nosso compostor.
No momento da declaração do estado de emergência estávamos em fase preparatória para, em associação com a horta, instalar um galinheiro. As famílias iriam contribuir com resíduos orgânicos que iriam compor parte da dieta das galinhas.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Tem sido um importante meio de partilha de conhecimentos pois os alunos aprendem com os familiares (fortalecendo muitas vezes as relações intergeracionais) técnicas agrícolas que posteriormente executam na horta da escola. Ao mesmo tempo, os colegas menos habituados a estas práticas, aprendem e aplicam nas suas casas.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
No período mais seco do ano, em que a rega tem que ser feita diariamente, é feito o escalonamento de alunos que têm o dever de proceder à rega. Semanalmente, normalmente nas tardes de quarta-feira, são feitos os arranjos necessários, a limpeza e o "abastecimento" do compostor.
No período das férias contamos com a colaboração dos assistentes operacionais.
7. Como é feita a preparação do solo?
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Consociações
Alface/Cebola, Cenoura, Couve, Ervilha, Morango, Feijão
Alho/Alface, Couve, Morango, Tomate.
Alho-francês/Alface, Batata, Cebola, Cenoura, Couve
Batata/Ervilha, Couve, Feijão,
Possui ainda um limoeiro, um maracujeiro, uma árvore de "pêra-melão" e arbustos de framboesa.
10. Apresentar um desenho/croqui da horta:
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: