As Nossas Hortas Bio
Edição 2019/20
Escola EBI de Gondifelos (Vila Nova de Famalicão)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
Quando comparecem a escola os pais são convidados pelos próprios filhos (alunos do 1ºciclo) a visitar a horta e contribuem com algumas sugestões de sementeiras ou plantações.
Uma família, quando as aulas presenciais terminaram, estava a construir (em madeira) um painel informativo sobre a distribuição dos canteiros da horta e que seria colocado na horta no 3º período.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Cuidar da horta na escola significa praticar agricultura ser biológica e esse conceito é levado para casa pelos nossos alunos que incentivam as famílias, que têm condições para tal, a fazer compostagem, não utilizar pesticidas, a estruturar a horta de modo a que não haja ataque de pragas, por exemplo colocando ervas aromáticas funcionando com vedações.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Na horta existe desde sempre um pequeno compostor e recentemente foi colocado um outro compostor maior, para fazer recolha de orgânicos das famílias.
Cada turma do primeiro ciclo é responsável pela manutenção do seu canteiro. Os restantes estão ao cuidado dos alunos do Clube Eco-escolas que vão contando com a colaboração de alguns alunos do quinto ano no âmbito da disciplina de Ciências Naturais.
7. Como é feita a preparação do solo?
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Quando é cortada a relva dos espaços verdes também se coloca, parte dela no compostor.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Quando terminaram as aulas presenciais, tinha-se plantado: alho francês, cebolinho, brócolos, couve-coração, espinafres, morangos, entre outros.
Foram também semeadas favas, tremoços e ervilhas.
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: