As Nossas Hortas Bio
Edição 2019/20
Escola JI/EB1 da Gafanha de Aquém (Ílhavo)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
Colaboram no arranjo de sementes/plantas para cultivar nos canteiro.
Os alunos dão a conhecer à respetiva família o desenvolvimento das culturas existentes na horta.
As famílias têm a oportunidade de ver o desenvolvimento da horta, sempre que o desejarem.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Na sala de aula está afixada uma grelha, na qual os alunos deverão registar os dias em que vão para a horta e o trabalho efetuado.
7. Como é feita a preparação do solo?
Remexer a terra com a enxada/sacho.
Uso de cinza das lareiras e folhas velhas/ervas daninhas para adubar a terra e fortalecê-la, se possível.
Rega dos canteiros, quando necessário.
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
É composta por folhas/restos de plantas, cascas de fruta aproveitadas dos almoços na cantina da escola. Estes materiais são colocados dentro de um bidão tapado, sem fundo, formando estrume ao longo do tempo.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
- nabos
- favas
- alho francês
- couves
- feijão
- espinafres
- abóbora
- batata doce
- ervas aromáicas (erva-príncipe, salva, salsa, alfazema, hortelã...)
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
A rega é feita consoante a necessidade da terra cultivada e das culturas realizadas, uma vez que nem todas as plantas têm necessidade da mesma quantidade de água..
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
As aulas na horta são dadas sempre que as docentes pretendam, ao longo do ano letivo, envolvendo alunos e assistentes operacionais, se necessário.
O impacto na comunidade é positivo.
Este tipo de aulas ao ar livre permite um maior envolvimento dos alunos, manifestando grande interesse e entusiasmo.
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
O momento da colheita destas batatas foi muito interessante, dado que a maioria nunca havia presenciado a técnica (e a dificuldade) para as retirar da terra e o modo como estão enterradas, bastante diferente das batatas que habitualmente consomem.
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Os alunos também podem levar desta erva para casa, uma vez que existe em quantidade na horta.
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
Existe um canteiro por turma, no entanto, os alunos podem participar no desenvolvimento das culturas ou dos canteiros de outras turmas, quando necessário.
A horta é ainda composta por um canteiro cultivado com plantas ornamentais (catos, sardinheira, amores-perfeitos, entre outras).
15.1. Link para a página da horta: