As Nossas Hortas Bio
Edição 2019/20
Escola EB1 da Moita (Anadia) (Anadia)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
Normalmente são envolvidos os pais, avós ou familiares que diariamente vêm trazer ou buscar os seus educandos à escola e que os mesmos, com muito orgulho no que fazem, "empurram" os pais para verem e fazem questão de explicar ao pormenor o que fazem diariamente.
Temos também alguns elementos da comunidade que, mesmo sem convite, se aproximam para presenciar o envolvimento dos alunos nas suas tarefas e acabam por auxiliar e partilhar a suas experiências de uma vida de trabalho no campo.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
- Curiosidade por novos conhecimentos.
- Motivação para os temas trabalhados na sala de aula.
- Descoberta da biodiversidade - fauna e flora: identificação.
- Desenvolvimento da sustentabilidade.
- Envolvimento da comunidade.
- Aprendizagens práticas.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
- Sempre que temos a presença de algum elemento externo à escola aproveita-se para uma aula no exterior de aprendizagem ouvindo e refletindo na nossa prática.
- São envolvidos os quatros anos de escolaridade em cada grupo de trabalho.
- Existe uma monitorização diária, por parte de uma equipa.
7. Como é feita a preparação do solo?
Ao longo do tempo de cultivo os alunos vão pedindo aos seus avós que partilhem algum fertilizante natural (normalmente o estrume dos animais) para nutrir a horta da escola. Os meus fazem o trabalho na horta e, depois de espalhado e envolvido levemente na terra, regam carinhosamente as plantas.
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Os alunos da turma A compilaram a informação necessária para a realização de uma correta compostagem e afixaram os cartazes junto aos compostor, onde permanecem diariamente.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Nesta horta temos então cultivado erva-principe, diferentes tipos de couves, rúcula e agrião da terra, curgete, chuchu, pepino, tomate, pimento, batata, fava, ervilha, feijão verde, alho, cebolinho, alho-francês, hortelã, caril, entre outras.
10. Apresentar um desenho/croqui da horta:
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Apenas é feita quando a equipa responsável assim o entender e, quando realizada é no último período da tarde.
Após a partilha, por um elemento da comunidade, de que o uso do musgo mantinha a terra húmida por mais tempo, para além de ser benéfico para a planta, procedeu-se à colocação do mesmo em algumas partes da horta.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
A mesma fica à responsabilidade de cada grupo que, diariamente, terá que observar e registar/comunicar alguma alteração.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
Larva/lagarta das couves- Combateu-se, sem dificuldade, com o pulverizar de uma mistura à base de água, detergente da loiça e vinagre.
Caracol- Combateu-se, também sem dificuldade, espalhando cinza, com alguma frequência, nas extremidades da horta.
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Esta tarefa realizou-se algumas vezes por ano, em que os alunos foram os principais envolvidos e autonomamente realizavam a tarefa, onde houve a partilha, em casa, das estratégias usadas e praticadas, no combate às mesmas.
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Esta atividade realizou-se várias vezes ao longo do ano. Os elementos da comunidade convidados ou os que por ali passavam e que pediam permissão para entrar, foram os principais intervenientes nesta excelente partilha de conhecimento e de agradáveis momentos.
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
( A sementeira das batatas, o espalhar do composto orgânico e a observação de alguns seres vivos encontrados na horta, foram os momentos mais positivamente marcantes.)
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
A existência de comedouros, bebedouros e os abrigos dos pássaros personalizadas pelos alunos (casinhas).
O maracujazeiro que começa a tretar.
15.1. Link para a página da horta: