saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
3 anos
2. Área aproximada da horta (m²):
+- 300 m2
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
12
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
Estudo do Meio, CIS - Cidadania de Intervenção Social e RIC (Referencial de Integração Curricular/Flexibilização curricular))
3.3. N.º de alunos envolvidos:
250
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
8
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
Na cedência de plantas, mão-de-obra, materiais. Quando solicitados por dificuldades de aquisição de produtos, nas plantações devido ao seu know-how e quando há necessidade de materiais específicos: esteios, estacas, arame, enxadas, etc...
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Utilização de produtos e tarefas relacionadas na eco-cozinha pedagógica, no Clube Ciência-Viva (pigmentos), Cientistas de Palmo e meio, PESES (projeto ed. saúde), coadjuvação Expressões;
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Uma parte por grupo turma e outra comunitária. Numa parcela há espaços delimitados por turma e culturas, no outro é feito trabalho colaborativo.
7. Como é feita a preparação do solo?
Normalmente com atividades simuladas com alunos e aperfeiçoada ou corrigida pela autarquia: Juntas e pelouro do ambiente.
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Sim, com excedentes das cantinas escolares, bufetes e salas de professores e de auxiliares (borras de café, cascas de ovos, frutas, etc...) e restos dos lanches dos alunos (cascas de fruta e caroços)
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Legumes/aromáticas: alface; tremoço/tremocilha; couve; cenoura; salsa; feijão-verde;
Pomar: oliveira; macieira; laranjeira; amendoeira;
Autóctones: carvalho, ácer, oliveira, sobreiro, pinheiro manso, medronheiro,
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Quando é possível utiliza-se água recolhida nos depósitos e há sempre um conjunto de alunos responsáveis (de diferentes turmas) para fazer a rega, sendo reforçada pelos auxiliares com essa função para com as restantes plantas e espaços verdes escolares.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Semanalmente a olho nu, com registo fotográfico e identificação da biodiversidade e partilha com Ambiente e Proteção Civil da CM Paredes.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra
Outra, qual?
Plantações; Experiências; Atividade Física ao ar livre (golfe, corrida); Dia do Solo e Ano Internacional da Fitossanidade (recolha fotografias, exposições, etc...)
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Limpeza de ervas daninhas, retirada de pedras e materiais que estavam a mais/danificados na proteção da horta e correção do terreno.
Atividade 2:
Descrição:
Reformulação dos limites da horta, recolocação de estacas e cordas nas divisórias de áreas específicas.
Atividade 3:
Descrição:
Plantação/transplatação de novas espécies e noutros espaços adjacentes a englobar na horta.
15. Outros aspetos de realce da horta:
Consideramos horta da escola, todos espaços das 3 escolas, daí a dimensão. Mesmo num só estabelecimento há mais do que um local designado por horta/pomar ou corredor de autóctones/ecovia...
Por exemplo, foi anexado o projeto de ecovia de uma das escolas em reformulação, onde está incluída a ideia base de horta, aromáticas, autóctones etc...
15.1. Link para a página da horta: