As Nossas Hortas Bio
Edição 2019/20
Escola S/3 Arquitecto Oliveira Ferreira (Vila Nova de Gaia)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
7. Como é feita a preparação do solo?
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
No final de cada ano letivo, a nossa Escola tem o hábito de realizar uma feirinha para venda de produtos biológicos e artesanato, que é aberta a toda a comunidade escolar, incluindo os encarregados de educação. Os alunos envolvidos decoram uma barraquinha para vender produtos provenientes da horta biológica/estufa, mas também frutos e ervas aromáticas colhidos nos espaços exteriores da Escola. A feirinha, que inclui jogos e diversões, é geralmente um foco de atração na comunidade.
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
A partir do momento em que começa a haver produtos hortícolas prontos para consumir (Primavera), os alunos fazem uma colheita, cerca de 2 vezes por mês. Estes produtos são então utilizados para confecionar pratos, quer na cantina da Escola, quer nas aulas do Curso Profissional de Restauração. Os alunos deste Curso também preparam 1 vez por período almoços completos (desde a sopa à sobremesa), para aplicarem o que aprenderam e angariarem fundos para alguns materiais necessários. Sempre que possível, estes almoços incluem produtos colhidos na nossa horta.
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Particularmente na Primavera, altura em que o clima se torna mais agradável, a horta recebe algumas visitas de alunos durante as aulas de Cidadania, Ciências Naturais ou Geografia. Sendo exequível, as visitas são guiadas pelos alunos envolvidos no trabalho da horta.
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
- Na parte exterior da estufa crescem ervas aromáticas e canteiros de flores, que atraem insetos polinizadores.
- Gostaríamos de frisar que as atividades que assinalámos no ponto 14 são as que geralmente são concretizadas na nossa Escola. No entanto, dadas as circunstâncias excecionais que estamos a viver, este ano letivo as atividades que teriam lugar na Primavera ficaram naturalmente sem efeito.
15.1. Link para a página da horta: