As Nossas Hortas Bio
Edição 2019/20
Escola EB Ferreira de Castro (Sintra)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Quando há alunos e professores na horta as pessoas que passam na rua muitas vezes param e fazem perguntas ou elogiam. O mesmo se passa com os alunos da escola, que por essa via acabam algumas vezes por se juntar à iniciativa "Hora da jardinagem".
Por vezes os professores ou os funcionários vão à horta buscar uma determinada planta aromática ou medicinal.
Os alunos são convidados a visitar a horta e apreciar os seus aromas. Por uma questão de proximidade, os alunos que a frequentam mais são os da Unidade de Multideficiência. Por essa razão, há a preocupação de deixar sempre espaço entre canteiros que permita a circulação de cadeiras de rodas.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
É dado grande relevo às sessões de sementeira ou de plantação, sempre feitas por alunos.
7. Como é feita a preparação do solo?
Temos um monte de terra fértil que foi trazida para a escola há dois ou três anos numa ação de voluntariado. Sempre que necessário vamos buscar um balde ou dois dessa terra. Temos também um compostor e uma pilha de compostagem onde pomos as ervas daninhas e os restos das colheitas. Para manter a fertilidade fazemos rotação de culturas.
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Fazemos também uma pilha de compostagem com ervas daninhas, raminhos e folhas do choupo.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Hortícolas: batata-doce, batata, alho-francês, beterraba, favas, espinafres selvagens e chuchu.
Frutos: morangos e fisális.
Flores: jarros, meninas-vão-à-escola, capuchinhas, gerãnios, gazânias e chorinas.
Suculentas: kalanchoes, crassulas, lampranthus, senecios e echeverias.
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Este ano tínhamos planeado fazer xorume de urtiga para o caso de aparecerem pulgões, mas não tivemos oportunidade. O xorume também pode ser usado como fertilizante.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Quase todas as semana compareceram alunos da "Oficina do Aprender", acompanhados pelas terapeutas.
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
Gostaríamos de recolher a água da chuva mas para isso temos que implementar um sistema que evite brincadeiras indesejadas ou mesmo perigosas.
15.1. Link para a página da horta: