As Nossas Hortas Bio
Edição 2019/20
Escola Básica e Secundária de Anadia - Agrup. de Escolas (Anadia)
A Nossa Horta Bio
Horta grande (superior a 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
- melhorar a consciência ecológica dos alunos;
- dar a conhecer à comunidade escolar a diversidade de plantas aromáticas que existem e a diversidade de castas da região demarcada da Bairrada;
- promover a educação para o conhecimento da agricultura biológica e seus benefícios.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
As intervenções realizadas foram efetuadas por todos os alunos da turma coordenados pela Diretora de Turma e pelo professor de Ciências Naturais, em estreita colaboração com a Autarquia e com a coordenadora do Eco-Escolas.
As tarefas realizadas até ao momento do encerramento das atividades presenciais foram:
- planeamento da horta através da elaboração de uma planta de planeamento paisagístico;
- preparação do solo com a colaboração da Autarquia;
- plantio de aromáticas perenes no contorna da horta, de árvores de frutos e de videiras;
- regadio e atividades iniciais de manutenção.
7. Como é feita a preparação do solo?
Colocação de terra adequada a uma horta;
Elaboração de furos para a introdução de estacas para as árvores e videiras;
Colocação dos pneus onde foram plantadas as plantas aromáticas;
Até ao momento do encerramento não foi utilizado qualquer fertilizante, no entanto no projeto constava a aplicação de fertilizante orgânico durante a interrupção da Páscoa.
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Árvores: Laranjeiras, tangerineiras, pessegueiros, limoeiros, macieiras, pereiras, loureiro
Arbustos: framboesas, mirtilos,
Aromáticas: Alfazema, sálvia, alecrim, erva cidreira, tomilho, manjericão.
Outros: Morangueiros.
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
A combinação de aromáticas já estava planeada por forma a diminuir a incidência de infestantes.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Número de vezes: 5
Número de pessoas envolvidas: 24 alunos + 5 docentes;
Tipo de participação dos alunos:
- preparação do solo;
- colocação dos pneus;
- abertura dos buracos no solo.
Impacto na comunidade: sensibilizou a comunidade para a importância das atividades agrícolas, motivou outros alunos para as atividades agrícolas na escola.
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Número de vezes: 9
Número de pessoas envolvidas: 24 alunos + 5 docentes;
Tipo de participação dos alunos:
- plantio de aromáticas perenes no contorna da horta, de árvores de frutos e de videiras;
- regadio e atividades iniciais de manutenção.
Impacto na comunidade:
- melhorou a consciência ecológica dos alunos;
- deu a conhecer à comunidade escolar a diversidade de plantas aromáticas que existem e a diversidade de castas da região demarcada da Bairrada;
- embelezou o espaço exterior da escola;
- promoveu a educação para o conhecimento da agricultura biológica e seus benefícios.
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: