As Nossas Hortas Bio

Edição 2019/20

Escola EB 2,3 João Villaret (Loures)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

5 anos?

2. Área aproximada da horta (m²):

10

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

1

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

ciências naturais

3.3. N.º de alunos envolvidos:

25

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Os alunos ficaram surpreendidos com o crescimento das espécies hortícolas, poucos conseguiram identificar a cenoura após crescimento.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A rega foi feita por alunos e assistentes operacionais. o transplante dos hortícolas foi feito pelos alunos. estava previsto os alunos arrancarem as ervas daninhas, no entanto devido ao encerramento da escola devido ao COVID 19, não foi possível realzar essa tarefa. a professora de C.N partilhou com os alunos (através do google classroom) fotografias do estado da horta e promoveu a discussão em torno dos resultados e das medidas que deveriam ser tomadas no sentido de asseguar uma horta biológica.

7. Como é feita a preparação do solo?

A junta de Freguesia lavrou o solo. Os alunos cavaram o solo na zona usada para cultivo de hortícolas.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Restos de plantas e ervas daninhas da horta.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

morangueiros, alfaces, alho franCês, pimentos, couve roxa, couve galega

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Utiliza-se um balde para rega das plantas

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Observação direta das horticolas.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Alunos do ensino especial confecionaram marmelada com os marmelos colhidos nos marmeleiros do recinto escolar, comercializaram a marmelada na escola.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: