As Nossas Hortas Bio
Edição 2019/20
Escola EB1 do Rossio de S. Brás (Évora)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
A horta proporcionou aos alunos a oportunidade de:
- Conhecer o desenvolvimento de plantas utilizadas na nossa alimentação (sementeira, germinação, plantação, manutenção, colheita...).
- Aprender técnicas de agricultura biológica, através da prática.
- Conhecer as vantagens da agricultura biológica e do consumo dos produtos biológicos.
- Desenvolver valores e atitudes que promovam a sustentabilidade.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Para realizar trabalhos “mais pesados” pedimos a colaboração da Junta de Freguesia da Malagueira e Horta das Figueiras.
7. Como é feita a preparação do solo?
Ao longo do ano, a manutenção depende das culturas e das inscrições das turmas nas diferentes atividades.
Algumas culturas, como por exemplo a sementeira das favas e das batatas, são feitas em “manta suja”, em que as ervas e restos de culturas anteriores não são retiradas, ficam tapadas com a terra ao abrir os regos para as novas culturas e funcionam como fertilizantes.
Procura-se que de um ano para o outro as culturas sejam rotativas, por exemplo, no espaço onde no ano anterior se cultivaram batatas, este ano cultivam-se favas, para fixar o azoto e adubar naturalmente o solo. Este ano também semeámos tremoços com a mesma finalidade.
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
A Escola inscreveu-se no projeto de recolha de resíduos orgânicos, provenientes da cantina, promovido pela Câmara Municipal de Évora.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
No presente ano letivo fizemos as seguintes culturas: alfaces, couves, rabanetes, coentros, batatas, alhos, favas e tremoços.
Mantivemos dos anos anteriores: hortelã, hortelã menta, salsa, alecrim, manjericão e salvia.
10. Apresentar um desenho/croqui da horta:
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Utilizam-se frequentemente os regadores.
A água da lavagem dos legumes e frutas na cantina é utilizada para regar o laranjal.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
Fazemos a monda (manual) frequente para eliminar as ervas daninhas.
Construímos e colocámos espantalhos para afastar os pássaros que nos “roubam” as sementes e comem as alfaces e as couves quando as plantamos.
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: