As Nossas Hortas Bio

Edição 2019/20

Escola Profissional de Odemira (Odemira)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

A horta foi criada há cerca de um ano.

2. Área aproximada da horta (m²):

50 m

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Disciplinas da àrea técnica de agropecuária e biologia.

3.3. N.º de alunos envolvidos:

20

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Os Encarregados de Educação são convidados a visitar a horta quando vão à escola.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

A Horta tem um impacto muito positivo nos alunos, pois contribui para o desenvolvimento da sua autonomia e responsabilidade, bem como aumenta o seu interesse nas disciplinas envolvidas.
Tem também um importante papel de aproximação entre a comunidade escolar, pois há produtos colhidos que são cedidos aos professores e funcionários.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta é feita nas disciplinas de área técnica. No inicio da aula o professor e os alunos debatem o que é necessário fazer e depois as tarefas são distribuídas de forma rotativa.

7. Como é feita a preparação do solo?

A limpeza e mobilização do solo é feita pelos alunos recorrendo a enxadas e a um motocultivador. A fertilização é feita recorrendo a estrume de vaca.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Ervilhas, alfaces, brócolos, favas, couve portuguesa e couve flor.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é efectuada pelos alunos e em períodos de férias pelo jardineiro da escola.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim, semanalmente.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Quando os produtos da horta são colhidos pelos alunos, estes vendem-nos a professores e funcionários. Quando o excedente é muito, doam à cantina da escola para a confecção de refeições com ingredientes biológicos.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Nas aulas práticas das disciplinas da área técnica do curso, os professores utilizam a horta como uma ferramenta de ensino. Permite explorar e aprofundar diversos conteúdos, acompanhar o tempo de crescimento das culturas, necessidades de rega, entre outras.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: