As Nossas Hortas Bio

Edição 2019/20

Escola Básica e Secundária Padre Manuel Álvares (Ribeira Brava)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Desde o início do ano letivo

2. Área aproximada da horta (m²):

25

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

1

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Ciências, Matemática, FPS, EMRC e Português

3.3. N.º de alunos envolvidos:

16

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Cedendo sementes e plântulas na época de sementeira e transplante

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Valorização dos produtos biológicos
Cultivo de produtos biológicos destinado ao consumo na escola

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Regularmente definem-se rotinas/tarefas e responsabilidades para os colaboradores. Existe rotatividade para que todos tenham oportunidade de realizar as diversas atividades

7. Como é feita a preparação do solo?

Houve revolvimento do solo e adição de cinzas de madeiras e restos de culturas e infestantes (sem sementes)

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Alfaces, cebolas, feijão, tomates, ervilhas, morangos, espinafres couves e plantas aromáticas (segurelha e salsa)

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Sistema "gota-a-gota" e está dependente das condições meteorológicas

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim. Monitorização semanal visual

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Lagarta da couve, lesmas e caracóis
Limpeza manual e adição de cinzas

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

As aulas na horta decorreram duas vezes, nas quais os alunos (5ºE) tiveram oportunidade de observar e registar a biodiversidade na mesma, a germinação e crescimento das plantas e efetuaram medidas para calcular a área e o perímetro da horta

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Ao longo do ano os alunos foram colhendo as alfaces da horta e ofereciam na cantina da escola, para serem utilizadas nas saladas. Ao consumirem alimentos biológicos estão a contribuir para uma alimentação saudável.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: