As Nossas Hortas Bio

Edição 2019/20

Escola EB Fernando Caldeira (Águeda)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

desde a criação da escola nova ( 2012)

2. Área aproximada da horta (m²):

20 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

8

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Eco Clube, Cidadania, ET

3.3. N.º de alunos envolvidos:

10

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Constrangimentos em meio urbano a horta é sempre sensibilização / motivação para " semeio ainda que uma simples semente"

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Essencialmente: hastear da bandeira ( dia);
dia de aulas ao ar livre (maio) ; e feirinha verde, no presente ano comprometida ( Covid-19)

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

genericamente em enriquecimento curricular ( turnos do Eco clube), e também elos eco vigilantes e ainda enquanto " prevenção" curricular da indicisplina na sala de aula , pontualmente em ET .

7. Como é feita a preparação do solo?

pelos alunos ao longo do 1.º período com utilização do composto orgânico produzido no compostor

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

sobras trazidas de casa pelos alunos , recolha de frutos do próprio recinto, ervas e ocasionalmente cascas de maçã e laranja como no dia do corta mato

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

alhos, cebolo, salsa, coentro, morango e variedade de hortaliças ( couves)

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

à mão balde e regador

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

às vezes, muito raramente,armadilhas de cerveja e cinza ( lesma)

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

apesar de algo carenciado o envolvimento curricular vertical do 1.º ao 2.º CEB é um espaço integrado no campus, não precisando de qualquer vedação pois pardoxalmente muito respeitado pelos alunos em geral...

15.1. Link para a página da horta:

https://ecoaeagueda.wordpress.com/