As Nossas Hortas Bio

Edição 2019/20

Escola EBI/JI Prof. Dr. Ferrer Correia (Miranda do Corvo)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

4 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

50 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Educação Musical, Matemática,Ciências , Educação Visual e Educação Tecnológica

3.3. N.º de alunos envolvidos:

20

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Os alunos trazem plantas cedidas pelos pais (viveiristas)

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

O contacto com a terra torna os alunos mais relaxados e partilham uma vivência mais saudável na natureza.
A horta é vista como um "escape" para os alunos.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Os alunos dividem-se por grupos: levantamento dos materiais;
recolha de detritos;
sacha;
plantio e rega.

7. Como é feita a preparação do solo?

Recolha de folhas e sacha do solo.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A água da chuva é recolhida e armazenada em bidões.
A rega é feita com recurso aos bidões e a uma torneira de água da rede, ocorrendo da parte da manhã ou no final da tarde (antes dos alunos saírem).

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Visualmente e semanalmente.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: