As Nossas Hortas Bio
Edição 2019/20
Escola EB 2,3 Professor Noronha Feio (Oeiras)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Desta forma foi integrado o Projeto da Horta Escolar na planificação da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento.
A motivação dos alunos e da professora para concretizar este projeto derivou de pôr em prática as ideais de sustentabilidade, através da plantação de leguminosas.
O facto de se tratar de um Projeto, no exterior da sala de aula, atraiu-os para o envolvimento e participação no mesmo.
Um dos Encarregados de Educação, cujo educando participa no projeto, fez questão de trazer à escola produtos oriundos da sua horta particular, horta esta que surgiu depois de a família ser motivada pelo aluno.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
A repartição de tarefas era feita no início de cada aula, de modo a que os alunos não tivessem sempre a mesma tarefa e fossem experimentando os vários afazeres inerentes a uma horta.
7. Como é feita a preparação do solo?
Em virtude, de ser a primeira vez que era cultivado não se fez a fertilização.
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
A partir daí tentar-se-ia pôr em prática os respetivos ensinamentos. De qualquer maneira todas as ervas que são retiradas são postas a secar e são incorporadas posteriormente na terra.
Na escola já existe desde o ano letivo transato um compostor já a pensar na implementação do Projeto Horta Escolar, doado pelo município.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Plantação de couves galegas e cenouras, semeadura de favas e feijões, em Janeiro.
Foram plantadas batatas no início de Março.
Procedeu-se ainda à plantação de alecrim e gerânio para a monitorização de pragas e doenças.
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Durante o período da quarentena tem sido regada pela professora coordenadora do Projeto com a colaboração de outros membros da equipa Eco-Escolas.
Em período normal de aulas têm sido os alunos e a professora a desempenhar essa tarefa.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Estas atividades agrícolas foram, por eles, escolhidas depois de terem sido postos perante a hipótese de optarem quer por estas atividades, quer por outros temas ligados à disciplina de Cidadania.
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: