As Nossas Hortas Bio

Edição 2019/20

Escola EB 2,3 Sophia de Mello Breyner (Vila Nova de Gaia)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Existe um espaço para a horta há alguns anos, mas tem sido pouco dinamizada e com um trabalho pouco visível, sendo um aspeto a melhorar.

2. Área aproximada da horta (m²):

30

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

1

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Ciências Naturais

3.3. N.º de alunos envolvidos:

2

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Atualmente não temos exemplos do impacto da horta, pois o trabalho ainda é muito precoce, mas constatou-se o empenho dos poucos alunos envolvidos nos diversos trabalhos.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A horta foi trabalhada por uma auxiliar da escola, que contou, a partir do 2.º período, com ajuda de dois alunos do 6.º ano. Esses alunos tiveram ainda algum acompanhamento por parte do professor de ciências naturais.

7. Como é feita a preparação do solo?

O trabalho, como já referido, ainda está no início. Os alunos começaram o desbaste das ervas daninhas e a revolver a terra.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Na horta existe couve e alface, mas em pouca quantidade. Na construção da espiral foram plantadas algumas ervas aromáticas (alecrim, orégãos, sálvia, tomilho, coentro, salsa, cebolinho, manjericão e hortelã).

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A gestão da rega foi feita pela auxiliar da escola.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

O trabalho na horta e respetiva melhoria é um dos aspetos que se pretende melhorar no próximo ano letivo.

15.1. Link para a página da horta: