As Nossas Hortas Bio

Edição 2019/20

Escola EB1 das Acácias (Benavente)

A Nossa Horta Bio

Horta grande (superior a 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

2 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

50 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

14

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Estudo do Meio

3.3. N.º de alunos envolvidos:

240

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Foi pedido colaboração às famílias para o envio de resíduos orgânicos para o compostor da horta. São realizadas rifas, na época do Natal, cuja receita reverte a favor da horta.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Os alunos revelam muito interesse pela horta e participam nas atividades com entusiasmo. A horta biológica da nossa escola é dinamizada em articulação com as turmas do jardim de Infância cujo edifício que está no mesmo recinto. Neste âmbito a horta constitui também um local de convivência entre os alunos de várias idades e permite fazer a ponte entre os dois níveis de ensino assim como manter a ligação dos mais velhos ao Jardim e o contacto dos mais novos com o 1º ciclo.
Relativamente às aprendizagens a horta é um local onde frequentemente são feitas "Aulas na horta". Nessas aulas os alunos trabalham conteúdos curriculares através da observação direta e da experimentação. O impacto na comunidade já é visível graças ao testemunho dos alunos junto das famílias. Este ano tínhamos o objetivo de criar um projeto de entrega dos produtos da horta a uma instituição de solidariedade social e também de realizar uma pequena feira para venda de alguns produtos.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

As tarefas são planeadas e calendarizadas por duas docentes ( uma professora do 1º ciclo e uma educadora, com dispensa parcial da componente letiva). Cada turma recebe a calendarização e de acordo com o trabalho que está a desenvolver nas várias disciplinas agenda as tarefas e as aulas na horta que são dinamizadas em parceria pelo professor titular de turma e por uma das docentes acima referidas.

7. Como é feita a preparação do solo?

A preparação do solo é feita pelas várias turmas que de acordo com a fase do trabalho fazem a limpeza dos canteiros, a colocação do composto e da casca de arroz. A monitorização é feita com a limpeza das ervas daninhas, a rega quando necessária e com registos fotográficos e em papel do desenvolvimento das plantas.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Resíduos orgânicos: Cascas de fruta, cascas de ovos, borras de café.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Alface frisada, alho francês, fava, couve, batata doce, abóbora, acelgas, ervas aromáticas, courgette e framboesa .

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A horta tem um sistema de rega gota a gota.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim , é feita a vistoria regular das plantas para identificar alguma alteração que pode indicar o início de doença ou praga.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

Articulação curricular

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Foram cofecionados alguns pratos com produtos da horta.
Os alunos do quarto ano confecionaram caldo verde,
Os alunos do segundo ano e do Pré- escolar confecionaram broas de batata doce.
Os alunos do primeiro e do terceiro ano confecionaram doce de abóbora.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

As aulas na horta
Foram realizadas várias aulas na horta para todas as turmas. Nestas aulas os alunos puderam conhecer técnicas e processos simples de agricultura biológica, acompanhar a construção do lago, conhecer e distinguir sementes de várias plantas, observar as partes constituintes de uma planta, distinguir o cheiro das várias plantas aromáticas, acompanhar as várias fases da germinação de plantas, etc.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Articulação curricular
São realizadas algumas atividades de articulação onde alunos do Pré-escolar e do 1º ciclo desenvolvem projetos comuns.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:


A horta da escola tornou-se, ao longo destes dois anos de existência, um local muito apreciado pelos alunos e restante comunidade escolar. É um local de aprendizagem e de convívio fora da sala, mas é também um espaço de inclusão e um local de cidadania ativa.

15.1. Link para a página da horta: