As Nossas Hortas Bio
Edição 2019/20
Escola EB 2,3 Cónego João Jacinto Gonçalves de Andrade (Ribeira Brava)
A Nossa Horta Bio
Horta grande (superior a 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Para além disso, as hortícolas cultivadas, são usadas para consumo na escola, uma vez que as auxiliares da cozinha e bar colhem as diversas culturas produzidas, para confeção de alimentos, ao mesmo tempo permite uma certa poupança económica para a escola. Além destes exemplos, a horta tem impacto na comunidade escolar com os seguintes objetivos:
- Realização de mercadinhos com os produtos obtidos na Horta Bio;
- Conhecer as técnicas associadas à agricultura biológica;
- Promover a sustentabilidade do meio ambiente;
- Otimizar o funcionamento do compostor existente na Escola;
- Fornecer ervas aromáticas para consumo escolar.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
7. Como é feita a preparação do solo?
A fertilização do solo é realizada através de composto adicionado à horta, proveniente do compostor da escola e de uma docente que produz em casa, em relativa quantidade. Outro método de fertilização do solo, é a colocação de plantas de urtiga e feiteira (Pteridium aquilinum) em tanques de água (30 l) durante 3 a 4 meses, no mínimo. Este composto através de diluíção é posteriormente adicionado em várias fases no solo, com o objetivo de enriquecê-lo em nutrientes, nomeadamente em azoto, potássio e fósforo.
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
A rega é feita, normalmente, pela manhã, ou ocasionalmente durante os últimos tempos da tarde, com auxilio de mangueiras para os canteiros que se encontram em um plano superior, enquanto que os canteiros da horta tem a rega de aspersão durante 10 minutos, aproximadamente.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
No compostor surgiu pela 1ª vez, uma "família" de ratos, que felizmente desapareceram. Foi colocado uma ratoeira junto ao compostor, mas nunca apanhou nenhum rato: A escola está situada junto a um rochedo, numa zona com um número razoável de predadores (aves de rapina, francelhos, mantas e corujas), julgando-se que talvez serviram de alimento para estas aves.
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
A docente de Ciências abordou a importância da preservação da biodiversidade nos ecossistemas particularmente da floresta Laurissilva e em articulação com a docente Tecnologias de Informação e Comunicação, cada aluno pesquisou um endemismo desta floresta e com ajuda da docente de Educação Visual, desenharam num banco, feito com paletes e montado no jardim da escola.Esta atividade foi realizada apenas em duas sessões, envolveu três docentes e a turma do 8ºC. Os alunos revelaram muito empenho e o feedback foi muito positivo.
Os funcionários, docentes e os alunos quando acompanhados de um professor, podem usufruir de um descanso, no banco.
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
Muitos dos produtos são levados, ao longo do ano letivo para confeção na cantina da escola.
Os restos orgânicos produzidos, quer na cantina, quer no bar dos professores e alunos, converge com os restos vegetais verdes e secos da Horta, para um compostor, onde é produzido alguns quilos de composto ao longo do ano, que servirá posteriormente para repor alguns nutrientes ao solo da horta.
15.1. Link para a página da horta: