As Nossas Hortas Bio

Edição 2019/20

Escola EB 2,3 da Cruz de Pau (Seixal)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

A horta existe desde o inicio que participo no projeto. Cada ano verifico maior envolvencia da comunidade.

2. Área aproximada da horta (m²):

50

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

CN,Mat,Tec, Cidadania CAA (Centro de Apoio Aprendizagem)

3.3. N.º de alunos envolvidos:

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

3

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

As famílias são envolvidas indirectamente, porque dão autorização de participação dos seus educandos,partilham plantas, sementes, luvas, sacos do lixo.....

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

-Alunos com problemas vão demonstrando interesse ao longo do percurso.
-Altera comportamentos
-Ajuda a criar motivações

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Tudo foi organizado em função da motivação/voluntariado.
Os dois professores conseguiram trabalhar ainda que pontualmente em simultâneo no exterior com os seus alunos.

7. Como é feita a preparação do solo?

Com o apoio dos docentes a limpeza, mobilização, fertilização são realizados pelos alunos.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Podem existir duas situações:
-materiais resíduos da escola
-resíduos que possam trazer de casa_depende do tipo de aluno ou de trabalho que estejamos a querer fazer.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

couves, alfaces...

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Os pequenos grupos com um recipiente colocam a água junto do pé da planta.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não se verificou nenhuma das situações

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Nada a referir

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

----------------

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

Limpeza do espaço_Aulas de Cidadania_A tarefa ficam incompleta devido ao Covid

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Os alunos gostam de levar os seus produtos.
Os docentes aderem aos produtos quando os disponibilizamos. São sempre insuficientes.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Disciplina Mat
A turma de 9º Ano construiu uma árvore onde registaram o compromissos.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Todas as turmas, pelo menos uma vez limpavam o exterior.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta:

https://ecoescolasterrasdelarus.blogspot.pt/ (o blog é geral)