As Nossas Hortas Bio
Edição 2019/20
Escola Básica de Ribeira de Neiva (Vila Verde)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
Participam igualmente com géneros para as feirinhas semanais de produção sustentável, vindos das suas hortas e vendidos pelos alunos na escola.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
A procura de aromáticas na feirinha quinhentista vai excedendo as expectativas (pelo que este ano nos preparávamos para investir bastante neste uma vez que iria ter visibilidade concelhia. No entanto, o confinamento anulou a atividade). A degustação das águas aromatizadas e infusões são sempre sucesso na comunidade escolar e para os grupos Erasmus+ que nos visitam.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
7. Como é feita a preparação do solo?
Para a fertilização do solo é utilizado o composto produzido na escola com os restos das plantas, folhas das árvores e a borra de café do bar.
Para maior enriquecimento do solo é ainda adicionado algum composto orgânico biológico (adquirido), quer na altura da preparação quer quando as plantas estão em crescimento.
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Materiais utilizados: palhas, cascas, folhas, podas, borras de café do bar dos professores; desperdícios de cozinha da cantina composto basicamente por cascas, desperdícios e restos de frutas e legumes e por cortes de relva dos jardins – tendo o cuidado de alternar, sucessivamente, no compostor/pilha as camadas de material castanho e verde, sendo que a primeira e última camada, são sempre materiais castanhos para evitar ação da luz solar.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Na zona mais larga da horta plantámos uma bordadura de ervas aromáticas (alecrim, rosmaninho, erva-cidreira, hortelã, oregãos, funcho e no meio da horta plantámos flores (gladíolos, lírios e zínias) com o intuito de funcionarem como plantas inseticidas/ insetífugas e, ainda outras com a função de plantas-armadilhas. Na parte mais estreita da horta, fez-se uma sementeira experimental de linho para verificar o seu crescimento em 3 condições de solo diferentes.
Junto ao gradeamento de limite, está colocada uma bordadura de agapanto.
Ainda este ano deu-se início à instalação de um charco. Este projeto não foi concluído devido ao confinamento
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Infelizmente ainda não conseguimos tanques/bidões com capacidade para aproveitar a água da chuva. Assim, somos obrigados a gastar água da rede de abastecimento.
Entretanto, já temos um furo artesiano que, também por força do confinamento, ainda não pode ser aproveitado (faltam instalar os equipamentos). Este furo irá igualmente fornecer a água para a manutenção do charco e para a rega dos espaços exteriores envolventes.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Como este se prolongou até tarde, o plantio iniciou-se bastante tarde, só se efetuaram algumas culturas de flores, aromáticas, couves e ervilhas. Assim, grande parte do projeto deste ano foi suspenso devido ao confinamento.
Relativamente às aromáticas fizeram-se algumas degustações de águas aromatizadas e infusões quer na cantina, quer no bar dos professores e biblioteca quer na casinha da horta.
Através do Clube Eco-Escolas ir-se-ia participar na feirinha quinhentista com a venda vasos de plantas aromáticas e de flores e saquinhos de cheiro de lavanda.
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Vista sobre a zona da horta
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: