As Nossas Hortas Bio
Edição 2019/20
Escola EB Luísa Todi (Setúbal)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Os alunos de forma voluntária inscrevem-se para ocupar os seus tempos livres, na biblioteca, de forma entusiástica e têm um horário escolhido de acordo com as disponibilidades. Outros alunos, pontualmente, surgem e oferecem os seus préstimos executando tarefas. Envolvem-se, também, outros docentes porque reconhecem o espaço como um lugar de conhecimento onde os alunos vivenciam o resultado das suas pesquisas sobre as plantas, uma horta bio, compostagem…
Na horta, os alunos podem observar e experienciar tudo o que a ela diz respeito (preparação da terra, sementeiras, crescimento, colheitas, regas, compostagem...). Havendo alunos que vivem no campo e a maioria na cidade trata-se de um espaço de valorização de saberes e troca de experiências.
O impacto tem sido grande e os alunos consideram a horta sua. Procuram, regularmente, a funcionária da biblioteca escolar e as professoras para executarem as tarefas.
As plantas são identificadas pelos alunos com etiquetas criadas no computador e através de fotografia.
A altura da recolha de produtos é muito valorizada pelos alunos e professores. Toda a comunidade educativa dá valor à horta. Tem crescido em tamanho com a ajuda de um funcionário que reaproveitando paletes, as colocou com os alunos em bordadura onde se penduram os vasos. Estes são preparados pelos alunos (garrafões e garrafas de água) e outros oferecidos para serem reutilizados. Com a ajuda do mesmo funcionário e dos alunos colocaram-se garrafas de água em altura.
A horta é um espaço vivo e constitui uma oportunidade de valorizar e demonstrar métodos, técnicas e culturas tradicionais da região.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
7. Como é feita a preparação do solo?
Depois, ao longo do ano, manualmente, com a utilização de utensílios tradicionais e simples procedeu-se à limpeza e fertilização do solo (composto, borras de café, cinza, cascas de ovos…) Como se trata de canteiro pequeno é fácil cavar a terra mesmo com pequenos sachos (os próprios alunos).
Vai sendo preparado o terreno, fazem-se as sementeiras, a equipa responsável pela horta (alunos sempre em rotatividade) tira as ervas daninhas, verifica se existem predadores ou se é necessário regar... Por vezes,a rega faz-se com recolha de água das chuvas.
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Da horta fazem parte variadas aromáticas: coentros, chá príncipe, salsa, alfazema, rosmaninho, orégãos, tomilho, caril e vários tipos de hortelã. Plantaram-se, também: espinafres, alfaces, funcho, tomate, piri-piri, boldo, pera melão, e chu chu (estes dois últimos oferecidos por encarregados de educação) e morangueiros (oferecidos por uma professora e uma funcionária). Plantaram-se algumas plantas comestíveis: calêndulas e amores perfeitos.
Fez-se a consociação favorável: alface e couve; espinafre e alface; tomate e alface.
Devido à pandemia, ao consequente encerramento da escola e ao encerramento desta atividade por parte da ABAE, não se chegou a fazer um desenho/croqui da horta. Apresentamos no ponto 10, a seguir, uma fotografia em que se consegue visualizá-la no seu conjunto.
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: