As Nossas Hortas Bio
Edição 2019/20
Escola EB 2,3 General Humberto Delgado (Loures)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
Entretanto, passamos para um pequeno canteiro da escola com cerca de 20m2.
Os alunos revolveram a Terra, retiraram pedras e lixo e estão a fazer compostagem com desperdícios da cozinha pedagógica.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
As alfaces foram colhidas e confecionadas pelos alunos de Cozinha;
Quando os alunos estão a trabalhar na horta são questionados por outros alunos sobre o que estão a fazer e técnicas utilizadas mostrando interesse em participar;
Os funcionários também têm colaborado ativamente, assim como professores de outra escola do agrupamento;
Os pais foram convidados, na reunião de entrega das avaliações, a participar no projeto.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Em CN estudaram as melhores espécies para plantar, a importância da cobertura do solo, o solo, a necessidade de rega e a compostagem.
Em Matemática trataram da medição do espaço e irão fazer a vedação.
Em CMA foi efetuado o pedido de colaboração do meio envolvente, a publicidade e os trabalhos na horta.
Em Português estão a realizar periodicamente eco-notícias das tarefas realizadas.
Em Inglês têm colaborado na plantação de espécies na horta.
7. Como é feita a preparação do solo?
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Ervas aromáticas: alecrim, salva, tomilho, salsa, coentros, hortelã e arruda.
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Uma vez que dispomos de cozinha pedagógica, fazemos reaproveitamento da água de lavagem dos vegetais.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Está prevista a instalação do hotel de insetos para polinização e controle de pragas.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Envolveu toda a comunidade escolar. Foram criados dois jogos: um em scratch e outro no kahoot, mediante anos de escolaridade, acerca da Alimentação Saudável/Sustentável. O aluno vencedor de cada turma teve o privilégio de na presença de toda a turma plantar uma alface e assistir a todo o seu processo de crescimento.
Pretendemos organizar concurso de melhor prato baseado em desperdícios alimentares/saudável.
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Usando os produtos da horta foram e continuaram a ser confeccionados pratos pelos alunos do curso de cozinha da escola.
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Existe envolvimento de todas as disciplinas no planeamento e tratamento da horta e irão ser convidadas outras turmas da escola para participarem nos trabalhos.
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: