As Nossas Hortas Bio

Edição 2019/20

Externato São Francisco de Sales - Prazeres (Calheta (Madeira))

A Nossa Horta Bio

Horta grande (superior a 50m²)

horta em janeiro

horta em março

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

6 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

50m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

11

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Estudo do Meio, Cidadadinia.

3.3. N.º de alunos envolvidos:

90

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

8

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Todos os meses sugerimos aos pais que venham à escola ajudar na horta.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Os alunos têm cada vez mais consciência que os produtos da horta, são os mais saudáveis.
Pedem para ir regar, plantar.
A comunidade, quando fazemos feiras para vender os produtos, aderem sempre.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Todas as turmas têm um dia que vão à horta.

7. Como é feita a preparação do solo?

As ervas daninhas são retiradas.
Procedemos à preparação do solo, para depois fazer a plantação.
Deitamos adubo natural das galinhas que temos na escola e de outros animais, cedido pela Quinta Pedagógica dos Prazeres.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Usamos cascas da fruta da cozinha da escola.
Usamos folhas verdes, que as crianças apanham.
Usamos galhos secos, que as crianças apanham.
Temos um compostor feito com paletes.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Temos a minhocultura.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Temos vários baldes vazios, que colocamos na rua quando chove, para reter a água da chuva, para usarmos na rega da horta e do jardim.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim. Sempre que vamos à horta verificamos se tem alguma praga. Vamos todas as semanas à horta.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Caracóis. Retiramos.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

Galinhas.

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Feiras, fazemos sempre que temos alimentos da horta, ou sejam, todos os meses.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

As aulas na horta, são uma vez por semana, todo o ano.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Usamos todos os dias os alimentos da horta para fazer a sopa diária da escola.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Todas as crianças e adultos adoram ir para a horta.
Percebemos que tem um impacto muito grande na vida de todos nós.

15.1. Link para a página da horta:

https://www.facebook.com/escoladosprazeres.ceam/media_set?set=a.1677650415698579&type=3