As Nossas Hortas Bio
Edição 2019/20
Escola Básica 2,3 da Costa da Caparica (Almada)
A Nossa Horta Bio
Horta grande (superior a 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
7. Como é feita a preparação do solo?
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Consociações realizadas:
- Couve e alface; Alface e cebola; Alface e alho francês; Alface e cenoura; Beterraba e cebola; Morango e alho francês; Batata e tomate; Rabanete e pepino; Tomate e salsa, etc.
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
A lagarta da couve foi retirada manualmente. Os caracóis foram combatidos com armadilhas com cerveja. Foram reutilizadas as garrafas de água e colocadas na horta com cerveja.
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Aulas na horta – A horta ser um meio para adquirir conhecimentos especialmente nas aulas de ciências ( não se concretizou devido ao encerramento da escola devido ao covid-19).
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
• Despertar o interesse dos alunos para o cultivo das plantas, as épocas de sementeira e o conhecimento dos processos de propagação;
• Dar oportunidade aos alunos de aprender a cultivar plantas utilizadas como alimentos criando na escola, uma área verde produtiva pela qual, todos se sintam responsáveis;
• Sensibilizar os alunos, encarregados de educação e comunidade escolar, quanto à necessidade de práticas alimentares mais saudáveis gerando mudanças no que se refere à qualidade dos alimentos;
15.1. Link para a página da horta: