As Nossas Hortas Bio

Edição 2019/20

Escola EB 2,3/S de Carcavelos (Cascais)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

Limpeza/retirada/eliminação de ervas daninhas, lixo e pedras.
Preparação do terreno para posterior cultivo
Limpeza/retirada/eliminação de ervas daninhas, lixo e pedras. Preparação do terreno para posterior cultivo
Vedação de terreno e preparação  do mesmo.
Proteção das sementeiras, já que o terreno selecionado encontra-se junto de espaços de convívio e lazer dos alunos da escola.
Vedação de terreno e preparação do mesmo. Proteção das sementeiras, já que o terreno selecionado encontra-se junto de espaços de convívio e lazer dos alunos da escola.
Vedação de terreno 
Foi vedado, numa das extremidades com uma lona, fixa em estacas, assentes no terreno.
Vedação de terreno Foi vedado, numa das extremidades com uma lona, fixa em estacas, assentes no terreno.
Seleção de sementes e plantas para cultivo.
Foram cultivadas favas (3 carreiros), alfaces: lisas, frisada e roxas (100 unidades), couves: portuguesa, lombarda e brócolo ( 60 unidades), beterraba ( 20 unidades), cidreira (1 unidade) e hortelã (1 unidade)
Seleção de sementes e plantas para cultivo. Foram cultivadas favas (3 carreiros), alfaces: lisas, frisada e roxas (100 unidades), couves: portuguesa, lombarda e brócolo ( 60 unidades), beterraba ( 20 unidades), cidreira (1 unidade) e hortelã (1 unidade)
Plantação das alfaces.
Plantação das alfaces.
Plantação e rega.
Plantação e rega.

horta em março

Favas
Fase da colheita para venda na escola, a fim de angariar fundo para a compra de outras hortícolas.
Favas Fase da colheita para venda na escola, a fim de angariar fundo para a compra de outras hortícolas.
Couve Portuguesa, brócolos, alfaces...
 Fase da colheita para venda na escola, a fim de angariar fundo para a compra de outras hortícolas.
Couve Portuguesa, brócolos, alfaces... Fase da colheita para venda na escola, a fim de angariar fundo para a compra de outras hortícolas.

horta em maio

Renovação das culturas da horta pelos assistentes operacionais do Conselho Eco Escolas.
Vista geral de várias hortícolas: Batata doce, coentros, salsa, feijão verde, tomate, curgete, pimento, melancia, meloa, fisális, alfaces, pepinos, cabaças.
Renovação das culturas da horta pelos assistentes operacionais do Conselho Eco Escolas. Vista geral de várias hortícolas: Batata doce, coentros, salsa, feijão verde, tomate, curgete, pimento, melancia, meloa, fisális, alfaces, pepinos, cabaças.
Curgete em floração e seus frutos.
Curgete em floração e seus frutos.
Batata doce e pepino
Dois tipos de batata doce e ao fundo , junto ao muro os pepinos.
Batata doce e pepino Dois tipos de batata doce e ao fundo , junto ao muro os pepinos.
Feijão verde e beringela
 Culturas em fase de crescimento.
Feijão verde e beringela Culturas em fase de crescimento.
Melancia-planta
 Culturas em fase de crescimento
Melancia-planta Culturas em fase de crescimento
Tomateiros, curgete e batata doce
Culturas em fase de crescimento
Tomateiros, curgete e batata doce Culturas em fase de crescimento

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Desde o ano letivo 2018/2019

2. Área aproximada da horta (m²):

45 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

8

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Cidadania e Desenvolvimento, Ciências Naturais, Educação Visual, Educação Tecnológica, Artes e Educação Especial

3.3. N.º de alunos envolvidos:

80

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

4

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

As famílias são convidadas a vir à Escola, ajudar na manutenção do espaço, ocasionalmente em dias comemorativos associados ao Ambiente. Além disso, é pedida a ajuda das famílias na doação de sementes, plantas ou ferramentas.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

A existência da horta escolar tem permitido um maior contacto dos alunos com a terra, assim como com um cultivo biológico e sustentável de produtos hortícolas. Deste modo, contribui para uma maior informação sobre uma alimentação saudável, fomentando hábitos de vida mais amigos do Ambiente.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Os professores mais diretamente envolvidos com a horta articulam entre si e com os respetivos grupos de alunos para que, alternadamente, participem na preparação do terreno, sementeiras, rega e demais tarefas de manutenção do espaço.

7. Como é feita a preparação do solo?

A preparação do terreno foi feita no mês de outubro, retirando-se ervas daninhas e limpando o solo. Posteriormente foi cavado, para receber as primeiras sementes. A limpeza regular é feita em pequenos grupos aquando das regas, sempre que não chova.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

No mês de dezembro foi feito o plantio de favas, vários tipos de couve e de alface, e de beterraba. Em janeiro semeou-se ervilhas e plantas aromáticas.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Conforme o tempo atmosférico existe uma escala de grupos de alunos, funcionários ou professores.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Até ao momento não se verificou a existências de pragas ou doenças nos produtos cultivados.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

As tarefas iniciais de limpeza e preparação do terreno para cultivo foram realizadas durante as aulas de Cidadania e Desenvolvimento, tendo contado com a presença dos alunos de duas turmas, num total de 60 alunos e duas professoras. Foram momentos de trabalho prático, realizado com entusiasmo, para alguns não foi a primeira vez em que participaram neste tipo de atividade, mas para a maioria foi. Estas ações em grande grupo ocorreram quatro vezes até ao momento.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

O espaço da horta, se inicialmente era pouco atrativo, tem, gradualmente, atraído atenções, tanto de alunos como de adultos, que quando se apercebem da necessidade de ajuda, por exemplo, na manutenção semanal ou rega quase diária do espaço, se oferecem para ajudar, em momentos de pausa letiva. Por outro lado, este espaço tem sido especialmente acarinhado pelos alunos da Educação Inclusiva, que aí realizam, com as professoras do Ensino Especial, atividades de identificação de espécies, limpeza e rega do espaço.

15.1. Link para a página da horta: