saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Desde o ano letivo 2018/2019
2. Área aproximada da horta (m²):
45 m2
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
8
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
Cidadania e Desenvolvimento, Ciências Naturais, Educação Visual, Educação Tecnológica, Artes e Educação Especial
3.3. N.º de alunos envolvidos:
80
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
As famílias são convidadas a vir à Escola, ajudar na manutenção do espaço, ocasionalmente em dias comemorativos associados ao Ambiente. Além disso, é pedida a ajuda das famílias na doação de sementes, plantas ou ferramentas.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
A existência da horta escolar tem permitido um maior contacto dos alunos com a terra, assim como com um cultivo biológico e sustentável de produtos hortícolas. Deste modo, contribui para uma maior informação sobre uma alimentação saudável, fomentando hábitos de vida mais amigos do Ambiente.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Os professores mais diretamente envolvidos com a horta articulam entre si e com os respetivos grupos de alunos para que, alternadamente, participem na preparação do terreno, sementeiras, rega e demais tarefas de manutenção do espaço.
7. Como é feita a preparação do solo?
A preparação do terreno foi feita no mês de outubro, retirando-se ervas daninhas e limpando o solo. Posteriormente foi cavado, para receber as primeiras sementes. A limpeza regular é feita em pequenos grupos aquando das regas, sempre que não chova.
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
No mês de dezembro foi feito o plantio de favas, vários tipos de couve e de alface, e de beterraba. Em janeiro semeou-se ervilhas e plantas aromáticas.
10. Apresentar um desenho/croqui da horta:
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Conforme o tempo atmosférico existe uma escala de grupos de alunos, funcionários ou professores.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Até ao momento não se verificou a existências de pragas ou doenças nos produtos cultivados.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
As tarefas iniciais de limpeza e preparação do terreno para cultivo foram realizadas durante as aulas de Cidadania e Desenvolvimento, tendo contado com a presença dos alunos de duas turmas, num total de 60 alunos e duas professoras. Foram momentos de trabalho prático, realizado com entusiasmo, para alguns não foi a primeira vez em que participaram neste tipo de atividade, mas para a maioria foi. Estas ações em grande grupo ocorreram quatro vezes até ao momento.
Atividade 2:
Atividade 3:
15. Outros aspetos de realce da horta:
O espaço da horta, se inicialmente era pouco atrativo, tem, gradualmente, atraído atenções, tanto de alunos como de adultos, que quando se apercebem da necessidade de ajuda, por exemplo, na manutenção semanal ou rega quase diária do espaço, se oferecem para ajudar, em momentos de pausa letiva. Por outro lado, este espaço tem sido especialmente acarinhado pelos alunos da Educação Inclusiva, que aí realizam, com as professoras do Ensino Especial, atividades de identificação de espécies, limpeza e rega do espaço.
15.1. Link para a página da horta: