As Nossas Hortas Bio

Edição 2019/20

Escola EB D. Domingos Jardo (Sintra)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

1 ano

2. Área aproximada da horta (m²):

10 metros quadrados

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

2 professores

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Ensino especial e CN

3.3. N.º de alunos envolvidos:

24

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Aprender in loco, contacto com o meio ambiente, socialização e sensibilização da comunidade escolar para a compostagem.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Semanalmente através de observação direta,são verificadas as tarefas a realizar, nomeadamente monda, sacha, rega, eliminação de pragas e limpeza geral da horta. Estas tarefas são realizadas na aula de CN e nas atividades diárias dos alunos do ensino especial, sempre que as condições climatéricas são favoráveis.

7. Como é feita a preparação do solo?

A preparação do solo é feita de forma manual, com sacho, onde são retiradas pedras e outros detritos, Posteriormente é incorporada matéria orgânica, aquando da preparação do solo e por fim é feito o alisamento do mesmo com ancinho

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Infestantes, folhas seca, relva e resíduos orgânicos da cantina.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Alface, espinafre, acelgas, couve flor, bróculos,favas, salsa, beterraba, alho, francês, alfazema, hortelã pimenta, hortelã da ribeira, segurelha,

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim semanalmente através de observação direta. Algumas pragas são eliminadas manualmente.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Lesmas e caracóis - foram eliminadas manualmente.
Lagarta mineira - eliminação das folhas infestadas e pulverização com solução de sabão azul e vinagre.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Feira da escola - 1 vez por ano (venda de produtos)

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Aulas - semanalmente

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Sensibilização para a alimentação saudável, importância do mundo rural e da profissão de agricultor.

15.1. Link para a página da horta: